Electrofisiologia Auditiva

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base de: anatomo-fisiologia e patologia (geral e do sistema audio-vestibular), biologia, biofísica, audiologia clínica e audiologia infantil.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas e práticas no laboratório de Audiologia (aplicação dos diferentes conhecimentos de PEATCMLR, ASSR, PEAML, PEALL, P300, MMN);
Pequenos trabalhos em grupo de análise e relacionamento de casos clínicos e de artigos, marcação de traçados e elaboração de relatórios de PEA e criação de protocolos de investigação.
Atendimento aos alunos nos gabinetes das docentes/à distância.

Resultados de Aprendizagem

Saber definir Potencial Evocado Auditivo (PEA) e conhecer quais as variáveis que influenciam os PEA;
Saber como estas variáveis influenciam os diversos PEA com especial ênfase nos Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Cerebral (PEATC);
Saber quais os resultados possíveis na avaliação por PEATC, seja esta audiológica ou neurológica;
Saber interpretar PEATC por click e tone burst e relacioná-los com as possíveis patologias;
Saber interpretar Electrococleografia (ECochG) por click e tone burst e relacioná-la com possíveis patologias;
Ter conhecimentos de Potenciais Evocados Auditivos de Estado Estável (ASSR), de Potenciais Evocados Auditivos de Média Latência (PEAML), de Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência (PEALL), de P300 e de Mismatch Negativity (MMN).
Definir PEA, descrever os objectivos e os parâmetros fundamentais dos PEA;
Enumerar as diferentes variáveis que influenciam os PEA e descrever o modo como as diferentes variáveis influenciam os PEATC, ECochG, ASSR, PEAML, PEALL, P300 e o MMN;
Analisar traçados de PEA;
Interpretar um traçado de PEATC de avaliação neurológica e avaliação audiológica e definir o limiar electrofísiológico;
Relacionar os resultados dos PEATC com o possível local da lesão.

Programa

1h – Apresentação da unidade curricular e marcação das datas de avaliação;
3h – Electrofisiologia e electrofisiologia auditiva; definição de potencial evocado e de PEA; classificação e nomenclatura dos PEA; o equipamento de PEA; inovações tecnológicas em electrofisiologia auditiva;
8h – Variáveis nos PEA relacionadas com: o estímulo, a aquisição, o indivíduo (não patológicas e patológicas) e o audiologista;
3h – ECochG por click e por tone burst: parâmetros, avaliação, análise e aplicações;
10h – PEATC: avaliação audiológica e neurológica; parâmetros, análise e aplicações;
4h – ASSR: parâmetros, análise e aplicações;
3h – PEAML e PEALL: parâmetros, análise e aplicações;
3h – P300 e MMN: parâmetros, análise e aplicações;
6h – Análise e interpretação de traçados de PEA e sua relação com possíveis patologias;
4h – Avaliação e esclarecimento de dúvidas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Essencial

  • Atcherson, S. R., & Stoody, T., M. (2012). Auditory Electrophysiology: A Clinical Guide. New York: Thieme Medical Publishers.
  • Burkard, R., Eggermont, J. & Don, M. (2007). Auditory evoked potentials: Basic principles and clinical application. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
  • Hall, J. W. (2007). New Handbook of Auditory Evoked Responses. Boston: Person Education, Inc.
  • Hall, J. W., & Swanepoel, D. (2010). Objective assessment of hearing: Core clinical concepts in audiology. San Diego: Plural Publishing, Inc.
  • Katz, J., Medwetsky, L., Burkard, R., & Hood, L. (2010). Handbook of clinical audiology. 6th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
  • Kramer, S. & Brown, D. K.  (2019). Audiology: science to practice. 3rd ed. San Diego: Plural Publishing, Inc.
  • Monteiro, L. & Subtil, J. (2018). Audiologia, som e audição das bases à clínica. 1ª Ed. Massamá: Círculo Médico.
  • Purdy, S. C., & Kelly, A. S. (2008). Auditory evoked response testing in infants and children. In J. R. Madell, & C. Flexer, Pediatric audiology: Diagnosis, technology, and management. New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
  • Roeser, R., Valente, M., & Hosford-Dunn, H. (2007). Audiology diagnosis: Audiology. 2nd ed. New York: Thieme Medical Publisher, Inc.
  • Stach, B. (2010). Clinical Audiology: An Introduction. 2nd ed. New York: Delmar, Cengage Learning.
  • Valente, M. & valente, L. M. (2015). Adult Audiology Casebook. NY: Thieme Medical Publishers.

Recomendada:

  • Gelfand, S. A. (2016). Essentials of audiology. 4th ed. New York: Thieme Medical Publishers, Inc.