Empreendedorismo

Métodos de Ensino

Componente expositiva, com utilização de meios audiovisuais e recurso a estratégias de exposição participada, complementada com trabalho de pesquisa orientada.

Componente de aplicação prática, com análise de casos práticos, resolução de exercícios e elaboração de um plano de negócios (em grupo).

Os estudantes serão incentivados a participar em seminários/workshops sobre as temáticas em estudo, bem como em concursos de promoção do empreendedorismo.

Resultados de Aprendizagem

1. Apreender o conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância no mundo atual.

2. Conhecer o perfil e as competências do empreendedor e compreender o papel e a importância da equipa.

3. Adquirir capacidade de identificação, análise e formulação estratégica de uma ideia/oportunidade de negócio.

4. Executar e apresentar um plano de negócios e compreender a sua importância.

5. Conhecer e aplicar os princípios do marketing de produtos/serviços.

6. Compreender o papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado.

7. Conhecer os procedimentos relativos à proteção da propriedade intelectual.

8. Identificar soluções de financiamento e instrumentos de apoio ao empreendedorismo.

9. Conhecer as formalidades para a constituição de empresas.

10. Conhecer os aspetos gerais da empresa e os princípios básicos para a sua gestão.

Programa

– O processo empreendedor.

– Da ideia ao negócio.

– Análise do mercado e estratégias de marketing.

– Modelos de negócio/comercialização.

– Proteção da propriedade intelectual.

– Investimento e soluções de financiamento.

– Avaliação de projetos de investimento.

– O plano de negócios.

– Formalidades para a constituição de empresas.

– Aspetos gerais da empresa e princípios básicos de gestão.

Métodos de Avaliação

Frequência ou Exame
  • - Trabalhos praticos - 40.0%
  • - Teste escrito - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BREALEY, R; ALLEN, F; MYERS, S (2008). Princípios de finanças empresariais. 8ª ed., McGraw Hill.

DENIS, L, et. al. (2011). Mercator XXI –Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote.

FERREIRA, Manuel Portugal, et. al. (2008). Ser Empreendedor – Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. 1ª ed, Lisboa: Edições Sílabo.

HISRICH, RD; PETERS, MP; SHEPHERD, DA (2008). Entrepreneurship. 7th ed., Boston: McGraw-Hill.

KOTLER, P; KELLER, K. (2011), Marketing Management, 14th ed., Prentice Hall.

LISBOA, J; COELHO, A; COELHO, F; ALMEIDA, F (2011). Introdução à Gestão de Organizações. 3ª ed., Porto: Vida Económica.

SÁ, E; MONTEIRO, F (2014). Empreendedorismo e Plano de Negócios. 2ª ed., Porto: Vida Económica.

SARKAR, S (2010). Empreendedorismo e Inovação. 2ª ed., Lisboa: Escolar Editora.

TIMMONS, J; SPINELLI, S (2007). New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century. 7th ed., Boston: McGraw-Hill.