Empreendedorismo e Avaliação de Projectos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não há necessidade de conhecimentos básicos

Métodos de Ensino

A metodologia utilizada é a exposição teórica/prática, com recurso aos meios materiais existentes (quadro, retroprojetor, etc.,), suportada com textos teóricos e casos práticos a resolver nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

No actual cenário do mercado de trabalho, as saídas profissionais exigem que se diversifiquem as possibilidades de emprego. Com a disciplina de Empreendedorismo pretende-se promover o espírito de iniciativa e criatividade, de forma a desenvolver o espírito empresarial nos alunos. O objectivo é desenvolver as capacidades empreendedoras dos alunos, estimular e fornecer ferramentas a potenciais empreendedores, dando a conhecer novos instrumentos e ferramentas de gestão.

Programa

1 – Empreendedorismo e iniciativa empresarial
Os empreendedores: características psicológicas
Principais barreiras aos empreendedores
2 – A inovação: um imperativo organizacional
Tipos de inovação
A adequação das possibilidades de inovação à organização
3 – A criação da própria empresa como factor de desenvolvimento
O mercado: que necessidades satisfaz o seu produto/serviço
Como é o seu mercado?
4 – A constituição de uma empresa
Formas e estruturas jurídicas
Como constituir uma empresa
5 – O financiamento das empresas
O financiamento com capital próprio
O financiamento com capital alheio
Os apoios institucionais
6 – O conceito de projecto de negócio de uma empresa
A classificação dos projectos
As fases de um projecto
7 – A viabilidade económico financeira da empresa
A elaboração do plano de negócios
Os custos fixos e os custos variáveis
O orçamento e o controlo de custos
A previsão dos custos
Critérios e métodos de avaliação de projectos das empresas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Frequência - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dornelas, José Carlos Assis – Empreendedorismo Corporativo – Editora Campus Sousa, António – Introdução à Gestão – Editorial Verbo Manual de apoio à criação de empresas – CEARTE Cardoso, Luís – Gestão Estratégica das Organizações- Editorial Verbo Baranger, P e outros – Gestão – Edições Sílabo Nabais, Carlos e outro – Prática Financeira (volume I e II) – Lidel Ferreira, Manuel Portugal e outros – Ser Empreendedor (pensar, criar e moldar a nova empresa) – Edições Sílabo Teixeira, Sebastião – Gestão das Organizações – McGraw Hill Drucker, Peter F. – Inovação e Gestão – Editorial Presença Eiglier, Pierre – Servuction, a gestão e marketing de empresas de serviços – Mcgraw-Hill Costa, Horácio e outro – Criação & Gestão de Microempresas & Pequenos Negócios (volume I e II) – Lidel, Edições Técnicas Tracy, John A. – MBA Intensivo em Gestão – Instituto Superior de Gestão