Empreendedorismo e Criação de Empresas

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

A metodologia utilizada será a exposição teórica/prática, com recurso aos meios materiais existentes (quadro, retroprojector, etc.,), suportada com textos teóricos e casos práticos a resolver nas aulas. Os alunos deverão escolher uma das seguintes modalidades de avaliação: A) – Avaliação periódica: 2 Frequências com um peso de 50% cada. B) – Exame final época normal

Resultados de Aprendizagem

No actual cenário do mercado de trabalho, as saídas profissionais exigem que se diversifiquem as possibilidades de emprego. Com a disciplina de Empreendedorismo pretende-se promover o espírito de iniciativa e criatividade, de forma a desenvolver o espírito empresarial nos alunos. O objectivo é desenvolver as capacidades empreendedoras dos alunos, estimular e fornecer ferramentas a potenciais empreendedores, dando a conhecer novos instrumentos e ferramentas de gestão

Programa

1 – Empreendedorismo e iniciativa empresarial Os empreendedores: características psicológicas Principais barreiras aos empreendedores

2 – A inovação: um imperativo organizacional Tipos de inovação A adequação das possibilidades de inovação à organização

3 – A criação da própria empresa como factor de desenvolvimento O mercado: que necessidades satisfaz o seu produto/serviço Como é o seu mercado?

4 – A constituição de uma empresa Formas e estruturas jurídicas Como constituir uma empresa

5 – O financiamento das empresas O financiamento com capital próprio O financiamento com capital alheio Os apoios institucionais

6 – O conceito de projecto de negócio de uma empresa A classificação dos projectos As fases de um projecto

7 – A viabilidade económico financeira da empresa A elaboração do plano de negócios Os gastos fixos e os gastos variáveis O orçamento e o controlo de gastos A previsão dos gastos Critérios e métodos de avaliação de projectos das empresas Viabilidade económica de projectos

Métodos de Avaliação

Aval. Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Manual de apoio à criação de microempresas – CEARTE;
Baranger, P e outros – Gestão – Edições Sílabo;
Cardoso, Luís – Gestão Estratégica das Organizações- Editorial Verbo;
Costa, Horácio e outro – Criação & Gestão de Microempresas & Pequenos Negócios
(volume I e II) – Lidel, Edições Técnicas;
Dornelas, José Carlos Assis – Empreendedorismo Corporativo – Editora Campus;
Drucker, Peter F. – Inovação e Gestão – Editorial Presença;
Ferreira, Manuel Portugal e outros – Se Empreendedor (pensar, criar e moldar a
nova empresa) – Edições Sílabo;
Eiglier, Pierre – Servuction, a gestão e marketing de empresas de serviços – McgrawHill;
Lickorish, Leonard J. e outro – Introdução ao Turismo – Editora Campus;
Nabais, Carlos e outro – Prática Financeira (volume I e II) – Lidel;
Sousa, António – Introdução à Gestão – Editorial Verbo;
Teixeira, Sebastião – Gestão das Organizações – McGraw Hill;
Tracy, John A. – MBA Intensivo.