Empreendedorismo e Criação de Negócios

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Não disponível

Resultados de Aprendizagem

A matéria abordada ao longo da disciplina abrange a definição dos objectivos de empreendedorismo e do espírito empresarial com responsabilidade social, desde as características necessárias ao desenvolvimento da capacidade empreendedora, até aos passos para a constituição de uma empresa, à formalização da ideia em plano de negócios e às formas tradicionais de financiamento do empreendedorismo.

Programa

1. PROCESSO EMPREENDEDOR
2. ABORDAGENS TEÓRICAS ACERCA DO EMPREENDEDORISMO
3. EMPREENDEDORISMO E ESPÍRITO EMPRESARIAL
4. PRINCIPAIS ETAPAS DE CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA
4.1. O Ambiente para a criação e formulação da Ideia
4.2. A Ideia no contexto Empresarial
4.3. A Estrutura Formal de suporte à Ideia
4.4. Elementos de um plano de negócios
4.5. Formas de financiamento de um negócio
4.6. Etapas de elaboração de um plano de negócios
4.7. O Conceito de Plano de Negócios
4.8. Critérios de Avaliação dos Planos de Negócios
4.9. A Importância do plano de negócios
4.10. Escolha da forma jurídica e actividade
4.11. Estratégia de marketing
4.12.A Formalização do plano de negócios
4.13 Metodologia do Plano de Negócios

Métodos de Avaliação

Avaliação final
  • - Plano de negócios - 30.0%
  • - Teste escrito - 70.0%
Avaliação periódica
  • - Plano de negócios - 30.0%
  • - Trabalho de grupo - 20.0%
  • - Teste escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cruz, E. (2003). Criar uma Empresa de Sucesso. Lisboa: Sílabo.

Hatten, T. (2003). Small Business Management: Entrepreneurship and Beyond. Boston: Houghton Mifflin.

Hisrich, R. D., Peters, M. P. e Shepherd, D. A., (2005), Entrepreneurship, McGraw-Hill, 6ª Edition, New York.

Dollinger, M. (2003). Entrepreneurship: Strategies and Resources, NY: Prentice-Hall.

Ferreira, M., Santos, J. e Serra, F, (2008), Ser Empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa, Edições Sílabo,
Lisboa.

Ferreira, M., Reis, N. e Serra, F, (2009), Marketing para empreendedores e Pequenas empresas, Lidel, Lisboa.

Allen, K.(2003). Launching new ventures: an entrepreneurial approach. Boston: Houghton Mifflin.

Costa, H. e Ribeiro, P. (2004). Criação Gestão de Micro-Empresas Pequenos Negócios. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas.

Marques, J. P. C. (1998) “A Cooperação Universidade-Indústria e a Inovação Científica e Tecnológica: O Caso da Universidade de Coimbra”, Editora Almedina, Coimbra.