Empreendedorismo e Gestão de Empresas

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas é feita uma exposição teórica de cada assunto que é complementada pela resolução de exemplos práticos e exercício de aplicação sempre que possível.
Nas aulas teórico-práticas é feita uma exposição teórica de cada assunto que é imediatamente complementada pela resolução de exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos, existindo ainda aulas para realização assistida de trabalhos e de apresentação/discussão de trabalhos.
Existe uma componente de projecto em grupo em que é abordado um tema: a construção de um plano de negócios, ou a abordagem do planeamento e gestão de um projecto através de CPM/PERT. Este projecto
levará à entrega de uma monografia.

 

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos são:

Compreender os princípios básicos de organização e gestão de empresas e organizações, desde o nível estratégico até ao operacional nas múltiplas vertentes, criando um domínio comum de conhecimento entre os engenheiros e os gestores.

As competências a adquirir são:

Compreender a influência das envolventes económicas, sociais, tecnológicas e políticas sobre as organizações e sobre os seus gestores. Deverão ainda ser capazes de avaliar e entender a importância da competitividade e da ética empresarial, através da utilização de ferramentas e saberes que permitam exercer a gestão, no contexto da cultura da empresa, numa perspectiva empresarial aberta à inovação e à mudança.

Identificar os diferentes horizontes de planeamento das operações e os procedimentos a aplicar em cada caso. Deve prever necessidades, planear e escalar recursos, assegurando o cumprimento de metas e optimizando as operações. Deve aplicar as técnicas de planeamento e controlo de projectos. Deve conhecer as distintas filosofias de gestão da produção. Genericamente, pretendem-se desenvolver as capacidades de análise e resolução de problemas, aplicando os conhecimentos adquiridos.

Programa

As organizacoes e as empresas – A Gestão.
A evolução das teorias de gestão.
As organizações e o meio envolvente;
O Planeamento, a estratégia, marketing e o ciclo de Vida dos Produtos.
O Empreendedorismo.
A criação e a gestão de um negócio e o plano de negócio como ferramenta de gestão empresarial.
As demonstrações financeiras no âmbito da gestão empresarial.
Fundamentos para análise e gestão das empresas.
Os indicadores económico-financeiros fundamentais e os rácios fundamentais da Gestão.
Análise financeira e de viabilidade de projectos de investimento.
Técnicas para Planeamento e Gestão de Projectos.
A gestão de stocks e a gestão de produção.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

LISBOA, J. [et al.] , (2004), “Introdução à Gestão das Organizações”, editora Vida Económica

ROBBINS, Stephen P.; COULTER, Mary, “Management”, Prentice-Hall, 6th ed. [658 ROB]

SEBASTIÃO TEIXEIRA, (1998),“Gestão das Organizações”, Alfragide ,McGraw-Hill

MARQUES PINTO, C.A. [et.al.] (2009).”Fundamentos de Gestão”, 2ª Ed.Lisboa, Editorial Presença

CARVALHO,J.E. (2009),”Gestão de Empresas”, 1ª Ed.Lisboa, Edições Sílabo