Empreendedorismo e Inovação

Conhecimentos de Base Recomendados

A frequência desta uc requer sólidos conhecimentos de: Marketing, Estratégia, Contabilidade e Análise de projectos.

Métodos de Ensino

Os métodos pedagógicos utilizados incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.

Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas de exposição teórica, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada Capítulo do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final. O aluno, que por qualquer motivo, não consiga preparar as aulas, prejudicar-se-á a si próprio e reduzirá o rendimento do grupo e da turma.

Serão publicados na plataforma informática Moodle do ISCAC diversos materiais de estudo e trabalho, de consulta obrigatória.

Resultados de Aprendizagem

Gerais:

1- Apresentar os problemas gerais do Empreendedorismo e da Inovação, sob dois prismas genéricos: enquanto actividade e prática de gestão e enquanto factor económico de desenvolvimento criador de emprego e riqueza.

2- Apresentar e caracterizar o processo de inovação na sociedade e nas empresas

3- Destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o novo negócio, nomeadamente no que se refere ao aproveitamento das oportunidades, gestão do risco e geração de ideias inovadoras.

4- Sensibilizar os alunos para a actividade  empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups, nomeadamente os aspectos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a elaboração do plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.

 

Específicos:

Constantes de cada um dos pontos incluídos nos Capítulos do Programa.

a)   Competências a adquirir:

  • Entender o processo de inovação nas empresas e na sociedade;
  • Concretizar ideias e convertê-las em negócio;
  • Construir um plano de negócios de um novo empreendimento;
  • Definir a estratégia do novo negócio;;
  • Saber comunicar a ideia de negócio;

Programa

CAPÍTULO 1 – O QUE É A INOVAÇÃO?

1- Os conceitos base

2- Inovar: Como, quem e porquê?

3- O processo de inovação: produção e difusão de conhecimento 

4- O contexto de mudança: o papel da inovação

5- A inovação como função estratégica

(Tempo lectivo: 5 aulas)

 

 

CAPÍTULO 2 – A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO

1- A natureza e importância do empreendedorismo

2- Estratégias e oportunidades de novas entradas

3- A mente “entrepreneurial” e “intrapreneurial”

4- O processo empreendedor

5-  O empreendedor individual

 (Tempo lectivo: 4 aulas)

 

CAPÍTULO 3 – CRIATIVIDADE E GERAÇÃO DE IDEIAS

1- Criatividade e ideia do novo negócio

2- Técnicas de geração de Ideias

3- O processo de planeamento e desenvolvimento de produto

4- Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa

(Tempo lectivo: 5 aulas)

 

CAPÍTULO 4 – O PLANO DE NEGÓCIOS

  1. O que é o plano de negócios?
  2. Integração do modelo e do plano de negócios
  3. Construção e Comunicação do plano: Princípios da pirâmide
  4.  Requesitos de informação para o plano: Questões de suporte, argumentos e evidências
  5. Componentes críticas do Plano de Negócios

5.1  – Análise do mercado e ambiente externo

5.2  – A empresa: organização e operações

5.3  – O orçamento e a estimativa do volume de negócios

5.4  Projecções de cashflow

 

(Tempo lectivo: 8 aulas)

 

 

CAPÍTULO 5 – FINANCIAMENTO DO NOVO NEGÓCIO

1 – Fontes de financiamento

2 – Risco, financiamento e maturação dos produtos

3 – Capital de risco

 (Tempo lectivo: 4 aulas)

 

 

CAPÍTULO 6 – A GESTÃO DO NOVO NEGÓCIO

1-   Estratégia de crescimento: onde se podem ver as oportunidades?

2-   Implicações do crescimento para a empresa

3-   Fontes externas de recursos

(Tempo lectivo: 4 aulas)

   

    

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal:

Hisrich, R. D., Peters, M. P. e Shepherd, D. A., (2017), Entrepreneurship, McGraw-Hill, 10ª Edition, New York.
Sá, J. Vasconcelos e, Pereira, M., Gião, F. e Borges, E. (2015). Como Inovar: A minha empresa é o meu primeiro emprego, Vida Económica, Lisboa.
Marques, J. P. C. (2016) Innovation Management in Modern Organizations: An Evolutionary Approach, in: Jamil, G. L.; Rascão, J. P.; Ribeiro, F. e Silva, A. M. (Eds.), Handbook of Research on Information Architecture and Management in Modern Organizations, Chapter 8, pp. 180-194, IGI Global, USA.
Marques, J. P. C. (2014b), “Closed versus Open Innovation: Evolution or Combination?”, International Jornal of Business and Management, Vol. 9, No. 3, pp. 198-205.
Marques, J. P. (2020). Entrepreneurship Education, Business Plan, and the Pyramid Principle. International Journal of E-Entrepreneurship and Innovation (IJEEI), 10(2), 45-61.
Johnson, M. W., Christensen, C. M., & Kagermann, H. (2008) -Reinventing Your Business Model. Harvard Business Review, Dez: 50-59.
Marques, J. P. C. (2007), “A Dinâmica da Universidade moderna: A Tripla Helix de relações Universidade – Indústria – Governo e o empreendedorismo académico”, Global Economics and Management Review, Vol. XII, Nº 1, pp. 51-69.
Neves, Eurico (1997), “Inovar sem risco”, editorial Presença, Lisboa. (*)
Harvard Business School Press (2002) Empreendedorismo e Estratégia, Campus, 7ª Ed.

Bibliografia secundária:
Scarborough, N. N., Wilson, D. I. e Zimmerer, T. W. (2011) “Effective small Business Management: An entrepreneurial approach”, Pearson International Edition, 9ª Ed.
Wickham, P. (2006), “Strategic Entrepreneurship”, 4ª Ed., Pearson Inc.
Bhidé, A. V. (2000), The Origin and Evolution of New Business, Oxford University Press.
Sarkar, S. (2010), “Empreendedorismo e Inovação”, Escolar Editora. Lisboa, 2ª Ed.
Drucker, P. (1997), Inovação e Gestão, Editorial Presença, Lisboa, 4ª Ed.
Marques, J. P. C. (2010) “Incubadoras de empresas e empreendedorismo; A experiência portuguesa”, IAPMEI, Lisboa.)
Marques, J. P. C. (1998) “A Cooperação Universidade-Indústria e a Inovação Científica e Tecnológica: O Caso da Universidade de Coimbra”, Almedina, Coimbra.