Empreendedorismo e inovação nas cidades

Conhecimentos de Base Recomendados

Não Aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino serão diversificadas, incluindo aulas expositivas para a apresentação dos conceitos lecionados e dos materiais de estudo, a sua discussão em grupo, a realização de trabalhos práticos e desafios, bem como aulas de seminário com especialistas convidados que realizarão palestras relacionadas com os tópicos da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

No decorrer da UC, os alunos deverão refletir sobre as etapas a percorrer desde a geração de uma ideia de negócio e a sua avaliação económico-financeira, até à criação de uma empresa inovadora, incluindo os aspetos relacionados com a natureza e funcionamento da organização a constituir, o modelo de negócio, a propriedade intelectual, a apresentação a investidores (o “elevator pitch”) e, por fim, ao plano de entrada no mercado.

 

Os alunos deverão desenvolver as seguintes competências:

– Identificar e desenvolver oportunidades de inovação e negócios no âmbito da gestão das cidades.

– Compreender os princípios basilares da gestão de uma organização, em particular os relacionados com a gestão de uma startup.

– Compreender e elaborar uma proposta de valor inovadora e o respetivo modelo de negócio.

– Elaborar um plano sucinto de negócio, incluindo a avaliação económico-financeira.

– Recolher, selecionar e interpretar informação relevante na área do Empreendedorismo e da Propriedade Intelectual.

– Compreender os procedimentos necessários à criação de uma empresa.

– Desenvolver a autonomia e a capacidades de trabalho em equipa, de modo a melhorar a inserção dos alunos em contexto organizacional e/ou a liderar o processo de criação de uma startup.

Programa

O futuro das cidades: evolução e transformação. A incorporação da tecnologia e a digitalização da cidade.

As cidades no desenvolvimento de clusters criativos.

Lançar uma start-up: proposta de valor e modelos de negócio. Ideação e Criatividade

O “value proposition canvas” e “business model canvas”.

Estratégia de Marketing: Análise de mercado e concorrência, Segmentação-Targeting-Posicionamento, Marketing-Mix (7 P’s)

A estratégia da startup: visão e missão; análise do meio envolvente, atratividade da indústria, benchmarking, e análise SWOT.

Tipos de Inovação. Clusters de inovação e tendências de inovação.

A Avaliação Económico-Financeira e Análise de Projetos.

Instituições e sistemas de apoio.

Sistemas e Estratégias de internacionalização.

O fator humano nas organizações.

Comunicação e o Elevator pitch.

Capital intelectual e direitos de propriedade intelectual (PI). Licenciamento de direitos de PI. Instrumentos de valorização e transferência de tecnologia. A figura da spin-off académica.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

» Atrill, P., & McLaney, E. (2018). Accounting & Finance For Non Specialists (11th ed.). Pearson Canada.

» Clark, J. (2020). Uneven Innovation: The Work of Smart Cities. Columbia University Press.

» Duarte, C., & Esperança, J. P. (2014). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro (2a Ed.). Edições Sílabo. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-240)

» Eastaway, R. (2017). Any Ideas?: Tips and Techniques to Help You Think Creatively. ReadHowYouWant.

» Gonçalves, L. C. (2021). Código da Propriedade Industrial Anotado. Almedina.

» Green, B. (2020). The Smart Enough City: Putting Technology in Its Place to Reclaim Our Urban Future. MIT Press.

» Hunt, D., Nguyen, L., & Rodgers, M. (Eds.). (2012). Patent Searching: Tools & Techniques. John Wiley & Sons.

» Kaplan, J. M., & Warren, A. C. (2010). Patterns of entrepreneurship management (3rd Ed.). John Wiley & Sons. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-108)

» Keeley, L., Walters, H., Pikkel, R., & Quinn, B. (2013). Ten Types of Innovation: The Discipline of Building Breakthroughs. Wiley.

» Klein, G., & Vega-Barachowitz, D. (2015). Start-Up City: Inspiring Private and Public Entrepreneurship, Getting Projects Done, and Having Fun. Island Press.

» Kotler, P. (1994). Marketing management: Analysis, planning, implementation, and control (8th Ed.). Prentice-Hall. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-3-29)

» Lindon, D., Lendrevie, J., Rodrigues, J. V, & Dionísio, P. (2000). Mercator 2000: teoria e prática do marketing. Publicações Dom Quixote. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-3-38)

» Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Criar Modelos de Negócio (5a Ed.). Publicações Dom Quixote.

» Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação (2a Ed.). Escolar Editora. (Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-210)

» Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações (3a Ed.). Escolar Editora.

 

» Apontamentos diversos cedidos pelos docentes da disciplina.