Espaços de Jogo e Recreio

N/A

Os conteúdos programáticos serão leccionados em sessões de apresentação dos conceitos fundamentais que lhe estão inerentes e do “estado da arte” sobre os mesmos. As sessões são complementadas por momentos de pesquisa prática dos formandos em bases bibliográficas on-line e discussão na aula dos resultados encontrados. É também solicitado aos estudantes a realização de trabalhos práticos de observação e
avaliação de espaços e equipamentos de Jogo e Recreio.
Usar-se-á o apoio da plataforma e-learning da escola e dos documentos referenciados para estudo dos conteúdos programáticos.
A avaliação desta unidade curricular será realizada através de um trabalho realizado no âmbito da caracterização e avaliação de segurança de um Espaço de Jogo e Recreio.
A avaliação será por frequência (AF) ou exame (AE).
Por frequência:
1. Avaliação oral individual: 20%
2. Trabalhos práticos, em grupo ou individuais – 80%
Por exame:
1. Prova teórica – 100%

1. Identificar, classificar e interpretar os espaços adequados para a prática de atividades físicas e motoras e compreender as condições necessárias à execução das atividades em segurança.
2. Estudar a influência dos espaços, dos equipamentos e dos materiais lúdicos no desenvolvimento da criança
3. Conhecer a conceção organizacional dos espaços lúdicos e tipologia de equipamentos.
4. Dominar conhecimentos para adequação dos espaços e equipamentos lúdicos aos diferentes níveis de desenvolvimento da criança e especificamente das condutas motoras e lúdicas.

1. Taxonomia de Espaços de Jogo e Recreio (EJR).
2. Tipos de equipamentos e materiais lúdicos de EJR.
3. Affordances dos Espaços de Jogo e Recreio no desenvolvimento das condutas motoras da criança.
4. Adequação dos EJR a diferentes níveis de desenvolvimento da criança.
5. Princípios e normas de segurança de EJR e equipamentos.
6. Concepção e segurança dos espaços de Jogo e Recreio.
7. Os (novos) Espaços de Jogo e Recreio cibernéticos.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Frequência - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%

Correia, A. (1989). Planeamento do espaço de jogo infantil. Lisboa: Ministério da Educação. DGD.
Fernandes, R. (1988). Segurança nos espaços de jogo infantil. Lisboa: Ministério da Educação. DGD.
Greater London Authority (2005). Guide to preparing play strategies: Planning inclusive play spaces and opportunities for all London’s children and young people. London: GLA Pub.
Neto, C. & Barreiros, J. (1986). Os espaços de jogo (Caderno 3). Cacilhas: Câmara Municipal do Seixal – Sector Desporto.
NP EN 1176-1. (1998). Equipamentos para espaços de jogo e recreio. Parte 1: Requisitos gerais de segurança e métodos de ensaio. Monte de Caparica: Instituto Português da Qualidade.
Silva, C., Rainho, I., & Mendes, R. (2006). Estudo da segurança dos Espaços de Jogo e Recreio das instituições de Educação Pré-Escolar do concelho de Montemor-o-Velho
Nota: Esta UC também se socorrerá de legislação específica no âmbito dos espaços de jogo e recreio que, pela sua extensão, não é aqui apresentada.