Espaços e Equipamentos Lúdico-Desportivos

Os conteúdos programáticos serão lecionados em sessões de apresentação dos conceitos fundamentais que lhes estão inerentes. As sessões são complementadas por visitas a locais de prática desportiva, orientando os estudantes para a compreensão dos diversos processos existentes na gestão das infraestruturas desportivas.
A avaliação será por frequência (AF) ou exame (AE).
Por frequência:
1. Teste escrito – 50%
2. Trabalhos práticos, em grupo ou individuais – 50%
Por exame:
1. Prova teórica – 100%

1. Saber classificar as tipologias de espaços e equipamentos desportivos.
2. Conhecer os indicadores de gestão para a construção de instalações desportivas.
3. Conhecer a regulamentação nacional para a implantação, construção, gestão e manutenção de uma infra-estrutura desportiva ou Espaço de Jogo e Recreio, bem como dos requisitos de segurança para as mesmas.
4. Conhecer os indicadores base de gestão de espaços e equipamentos desportivos, bem como diferentes modelos de gestão.
5. Saber escolher ações de manutenção em espaços e equipamentos desportivos.
6. Compreender os aspetos económicos relacionados com a gestão dos equipamentos desportivos.
7. Entender os espaços naturais vistos como espaços desportivos.

1. Saber classificar as tipologias de espaços e equipamentos desportivos.
3. Conhecer a regulamentação nacional para a implantação, construção, gestão e manutenção de uma infraestrutura desportiva ou Espaço de Jogo e Recreio, bem como dos requisitos de segurança para as mesmas.
5. Saber escolher ações de manutenção em espaços e equipamentos desportivos.
7. Entender os espaços naturais vistos como espaços desportivos.

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Barreira, C., & Carvalho, A. (2006) Qualidade e conforto em instalações desportivas. Estudo de caso. Revista
Portuguesa de Gestão do Desporto, 3(1), 104-116.
Cunha, L. (1997). O Espaço, o Desporto e o Desenvolvimento. Lisboa: FMH.
Cunha, L. (2007). Os Espaços do Desporto – Uma Gestão Para o Desenvolvimento Humano. Coimbra: Almedina.
Fried, N. (2005). Managing sport facilities. Champaign: Human Kinetics.
Farmer, P., Mulrooney, A., & Ammon, R. (1996). Sport Facility Planning and Management. Morgantown: Fitness
Gomes, R. (2014). Gestão desportiva do litoral o valor desportivo das praias da circunscrição da capitania da Figueira
da Foz (Dissertação de mestrado não publicada). Lisboa: FMH.
Williams, A., & Micallef, A. (2009). Beach Management – Principles and Practice. London: Earthscan.
Nota: Esta UC também se socorrerá de legislação específica no âmbito dos espaços e instalações desportivas que,
pela sua extensão, não é aqui apresentada.