Espanhol A1 | 60 horas | regime E-learning

Métodos de Ensino

O método a utilizar consistirá em atividades teórico-práticas que permitam a aprendizagem, consolidação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos: expressão oral e escrita, compreensão oral e escrita. A avaliação será contínua com um exame no final do curso.

Resultados de Aprendizagem

Iniciar o aluno no estudo das componentes morfossintática, fonética, lexical e funcional do Espanhol para estrangeiros, num nível básico de língua. Iniciar o aluno nas quatro destrezas comunicativas: compreensão e expressão escritas, compreensão e expressão orais. Criar contacto com aspetos culturais da comunidade española y latinoamericana, a nível geográfico, histórico, literário, artístico e gastronómico

Programa

CONTEÚDO GRAMATICAL: Artigo, Substantivo e Adjetivo – Artigo: género e número – Substantivo: género e número – Adjetivo: género, número y graus, nacionalidades, numerais 2 de 4 Modelo FICHA DE UNIDADE CURRICULAR ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE COIMBRA VERBO: INDICATIVO REGULAR E IRREGULAR – Presente – Pretérito Perfeito – Indefinido – Infinitivo, Gerúndio e Participio – Formação dos verbos “gustar” e “encantar” – Perífrases verbais: “ir a + infinitivo”; “estar + gerundio” PRONOMES – Pessoais, reflexivos, possessivos, interrogativos e numerais CONTEÚDO LEXICAL – Dados pessoais; – Dias da semana, meses, estações; – Os números; – As horas; – Países e capitais mais conhecidos; – Cores; – Indicadores espaciais e temporais; – También / tampoco / a mí sí / a mí no; – Muy / mucho / bastante / poco; CONTEÚDO FUNCIONAL – Cumprimentar e despedir-se; – Apresentar-se e apresentar alguém: perguntar o nome, nacionalidade, etc; – Descrever física e psicologicamente alguém; – Expressar gostos; – Aspeto formal e informal do diálogo; – Pedir y dar algo – Ver PDF

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– ALONSO RAYA, R. et al (2009). Gramática Básica del Estudiante de Español. Barcelona: Difusión. – ÁLVAREZ MARTÍNEZ, M. A. (coord.) (2000). Sueña 1, Libro del alumno y Libro de ejercicios. Madrid: Anaya. 4 de 4 Modelo FICHA DE UNIDADE CURRICULAR ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE COIMBRA – ARRIBAS y CASTRO (1991). Preparación diploma básico de español. Madrid: Edelsa. – CASTRO, F. (1998, 2ª ed.). Uso de la Gramática Española. Madrid: Edelsa. – CENTELLAS, A. (1999). Manual de español para extranjeros, Nivel Elemental. Madrid: Edinumen. – FERNÁNDEZ, J. et al. (1999). Curso Intensivo de Español, Ejercicios Prácticos, Niveles Elemental e Intermedio. Madrid: Sgel. – GONZÁLEZ HERMOSO, A. (1997). Gramática de Español Lengua Extranjera. Curso Práctico. Madrid: Edelsa. – MARCOS GONZÁLEZ, B. y C. LLORENTE VIGIL (1997, 2ª ed.). Los Verbos Españoles. Salamanca: Ediciones Colegio de España. – MATA COIMBRA, O. y I. COIMBRA (2000). Gramática Activa I. Lisboa: Lidel. – MILANI, E. (1999). Gramática de Espanhol para Brasileiros. São Paulo: Saraiva.