Estágio II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A UC é desenvolvida em:

 

Estágio: contexto real, numa organização promotora de atividades desportivas e/ou de lazer. A orientação dos estagiários é assegurada na entidade acolhedora. A supervisão é assegurada por um professor da área científica de Ciências do Desporto (CD).

 

200 pontos (p) = 20 valores

 

1. Planeamento (50 p)

2. IP (100 p)

2.1. IP: 80 p

2.2. Observação da IP: 10 p

2.3. Relatórios semanais de IP: 10 p

3. Atividades complementares (50 p):

3.1. Dossier: 5 p

3.2. Atas das reuniões: 5 p

3.3. Poster: 15 p

3.4. Relatório final: 25 p

Resultados de Aprendizagem

. Conceber, planear, operacionalizar e controlar sessões e/ou atividades e organização de eventos, em diferentes contextos de intervenção profissional, com recurso a atividades físicas e desportivas

2. Observar, analisar e refletir sobre a intervenção de diferentes profissionais, com recurso a atividades físicas e desportivas, em diferentes contextos, de forma a assimilar novos “métodos de trabalho”

3. Documentar, analisar criticamente, avaliar e divulgar atividades decorrentes do processo das ações profissionais.

Programa

1. Planeamento

1.1. Planeamento das atividades

2. Intervenção Profissional (IP)

2.1. IP

2.2. Observação da IP

2.3. Relatórios semanais de IP

3. Atividades complementares

3.1. Dossier de estágio

3.2. Atas das reuniões

3.3. Poster

3.4. Relatório

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Avaliação contínua - 100.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

Correia, A. (2001). Serviços de qualidade no desporto. Piscinas, polidesportivos e ginásios. Lisboa: CEFD.

Correia, C., Sacavém, A., & Colaço, C. (2006). Manual de fitness e marketing. Para a competitividade dos ginásios e health clubs. Lisboa: Visão e Contextos.

Hoye, R., Nicholson, M., Westerbeek, H., Smith, A., & Stewart, B. (2012). Sport Management: Principle.

Mangalorkar, R., & Bennett, A. (2002). As melhores práticas de gestão de eventos desportivos. Lisboa: Marketeer.

Slack, T., & Parent, M. (2006). Understanding sport organizations. Champaign: Human Kinetics.

Siedentop, D. (1994). Sport education: quality PE through positive sport experiences. Champaign: Human Kinetics.

Thomas, J., & Nelson, J. (2002). Métodos de pesquisa em atividade física. São Paulo: Artmed.

Nota: será facultada bibliografia específica, consoante as necessidades de cada Estágio