Estágio/Projeto em Engenharia Biológica

Os conhecimentos de base recomendáveis são os respeitantes às unidades curriculares anteriores na licenciatura.

Metodologias baseadas na aprendizagem ativa e colaborativa para promover a interdependência positiva entre intervenientes, fomentar a responsabilidade individual e o trabalho autónomo, melhorar a comunicação, desenvolver as aptidões interpessoais, estimular a autoavaliação e a avaliação periódica do Estágio. A avaliação possui uma componente distribuída informal resultante de reuniões entre os intervenientes, um relatório de progresso intermédio com a sua apresentação oral. As sugestões de melhoria indicadas pelo orientador deverão contribuir para melhorar não só o desempenho do aluno, como também o relatório final de estágio a apresentar na prova final (apresentação oral seguida de discussão). O relatório de estágio submetido pelo aluno será objeto de uma avaliação prévia por parte do orientador, que providenciará a marcação da avaliação final se apresentar a qualidade mínima requerida.

Os alunos que realizem Estágio devem: Adquirir experiência relevante em contexto industrial/ empresarial; Aplicar em contexto empresarial conhecimentos e técnicas adquiridas anteriormente; Trabalhar em equipa e comunicar eficientemente; Planificar o trabalho, definir metas e objetivos e estabelecendo prioridades cumprir os prazos estabelecidos; Ter uma perspetiva interdisciplinar e integradora; Desenvolver competências pessoais para evoluir profissionalmente; Desenvolver as tarefas de forma profissional, respeitando as regras de funcionamento da empresa que o acolhe; Ter a capacidade de escrever um relatório final de estágio de forma objetiva e clara, usando uma escrita técnico-científica rigorosa. Em alguns casos, e sempre que for vontade do aluno, o Estágio pode ser substituído por um Projeto a desenvolver nas instalações do ISEC com caraterísticas de iniciação à investigação e desenvolvimento, preferencialmente de natureza aplicada, mantendo os objetivos principais de aprendizagem.

Estágio em ambiente industrial/ empresarial na área da Engenharia Biológica ou do Tratamento e Valorização de Resíduos, ou áreas afins, dependendo do ramo da licenciatura em Bioengenharia.
Projeto de iniciação à investigação e desenvolvimento na área da Engenharia Biológica ou do Tratamento e Valorização de Resíduos, ou áreas afins, dependendo do ramo da licenciatura em Bioengenharia.

Avaliação Contínua
  • - Desempenho do aluno durante o estágio/projeto - 60.0%
  • - Prova/discussão final - 20.0%
  • - Relatório final - 20.0%

SIM

n.a. A bibliografia proposta dependerá do tema do Estágio.