Estética da Arte e do Design

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-á na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Crítica e reflexão sob orientação do docente.
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 20% na avaliação global;
– Trabalho de reflexão (em grupo) – peso de 30% na avaliação global;
– Teste – peso de 50% na avaliação global.
EXAME
– Domínio dos conteúdos programáticos – peso de 70% na avaliação global do exame;
– Capacidade de comunicação de ideias – peso de 30% na avaliação global do exame.

Resultados de Aprendizagem

3 Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) 3.1 Identificar os contornos estéticos e filosóficos da arte e da técnica.
3.2 Compreender a noção de belo ao longo dos tempos.
3.3 Avaliar a importância social e estética da arte.
3.4 Refletir sobre as problemáticas da estética em arte e design.

Programa

4.1 FILOSOFIA DA ARTE E ESTÉTICA
4.1.1 A natureza da arte
4.1.2 O critério e valor da arte
4.1.3 A importância da técnica
4.1.4 Progresso e domínio do material
4.2 FASES DA ESTÉTICA
4.2.1 Da coisa bela ao belo (Platão)
4.2.2 O julgamento do gosto (Kant)
4.2.3 Estética e expressividade (Nietzsche)
4.2.4 A estética do espírito (Hegel)
4.3 ARTE, SOCIEDADE E ESTÉTICA
4.3.1 O público, a obra e o meio
4.3.2 A contemplação
4.3.3 A criação
4.3.4 A interpretação
4.4 OS PROBLEMAS DA ESTÉTICA
4.4.1 A arte e a ciência
4.4.2 A arte e a moral
4.4.3 A arte, a natureza e a indústria
4.4.4 A (inter)relação das artes

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho de reflexão (em grupo) - 30.0%
  • - Participação presencial - 20.0%
  • - Teste - 50.0%
Exame
  • - Domínio de conteúdos programáticos - 30.0%
  • - Capacidade de comunicação de ideias - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adorno, T. (2015). Teoria estética. Edições 70.
Calheiros, L. (2018). Elogio do Feio na Arte: fealdade no século XX. Edições Esgotadas.
Cardoso, R. (2011) Design para um mundo complexo. Cosac Naify
D’orey, C. (org.) (2007). O que é a arte? Ed. Dinalivro.
Eco, U. (1981). A definição de arte. Edições 70.
Hegel, G. (1993). Estética. Guimarães Editora.
Huisman, D. (2018). A estética. Edições 70.
Kant, I. (1992). Crítica da faculdade do juízo. Ed. IN-CM.
Marcuse, H. (1999). A dimensão estética.Edições 70.
Nietzsche, F. (2002). Acerca da Verdade e da Mentira. Ed. Relógio d’Água.
Pina, A. (1982). O belo como categoria estética. Livros Horizonte.
Stecker, R. (2005). Aesthetics and the Philosophy of Art. Rowman & Littlefield Publishers, Inc.
Talon-Hugon, C. (2015). A Estética – História e Teorias. Texto & Grafia.