Estética Teatral

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

-Aulas expositivas
– Análise e discussão de textos teóricos previamente distribuídos aos alunos.
– Análise de iconografia teatral.

Avaliação:
Os alunos deverão optar por uma das duas modalidades: Avaliação Contínua ou Exame

Avaliação contínua
Critérios:
Testes e trabalhos: 90%
Participação ativa na aula: 10%

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:
1. Identificar e contextualizar as principais linhas do pensamento de alguns dos teorizadores e homens de teatro mais relevantes.
2. Perceber o impacto das suas teorias nas práticas teatrais, quer se trate da encenação, do trabalho dos atores, da arquitetura de cena ou da cenografia.
3. Desenvolver afinidades estéticas que lhe permitam situar-se enquanto criador

Programa

-Platão e Aristóteles. Em torno do conceito de mimese.
-Diderot e o «Paradoxo do comediante». A questão da sensibilidade. Mademoiselle Dumesnil/ Mademoiselle Clairon.
-Hegel. O conflito dramático.
-Antoine: as tarefas do encenador naturalista.
-Stanislavski, do trabalho sobre a memória ao método das acções físicas.
-Meyerhold: construtivismo e biomecânica.
-Appia, uma nova concepção do espaço cénico.
-Craig , o poder total do encenador e o actor super-marioneta.
-Piscator: o teatro político.
-Artaud: a busca de um teatro mágico livre da literatura e dos limites do palco à italiana.
-Brecht: para um teatro não-aristotélico
-Grotowski: a «via negativa»

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 90.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ANTOINE, André, Conversas sobre a encenação. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras, 2001
APPIA, Adolphe, A obra de arte viva. Lisboa: Arcádia, sd.
ARTAUD, Antonin, O teatro e o seu duplo. Lisboa: Minotauro, sd.
ARISTÓTELES, Poética. Lisboa: Imp. Nacional-Casa da Moeda, 1994
BORIE, Monique; ROUGEMONT, Martine de; SCHERER, Jacques, Estética teatral; textos de Platão a Brecht. Lisboa: Gulbenkian, 2011
BRECHT, Bertolt, Estudos sobre teatro; para uma arte dramática não aristotélica. Lisboa: Arcádia,sd.
CRAIG, Gordon, Da arte do teatro. Lisboa: Arcádia, sd.
DIDEROT, Denis, Paradoxo sobre o comediante. Lisboa: Guimarães Ed., 2010
GROTOWSKI, Jerzy, Para um teatro pobre. Rio de Janeiro: Dulcina Editora, 2011
HEGEL, G.W.F. Estética, Lisboa: Guimarães, 1993
MEYERHOLD, Vsevolod, O teatro teatral. Lisboa: Arcádia, 1980
PISCATOR, Erwin, Teatro político. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 1968
ROUBINE, Jean-Jacques, Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003