Estratégias de Avaliação e Intervenção em Problemas Cognitivos e Motores

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

A metodologia desta UC assenta na exposição de informação (conceitos, referenciais teóricos, apresentação de instrumentos e legislação); organização dos formandos em grupos de trabalhos com vista à análise, reflexão, elaboração e exploração de materiais diversos: artigos científicos vídeos, instrumentos de observação/ avaliação e planos/programas de intervenção. 

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar conhecimentos teórico-práticos, no domínio cognitivo e motor, que permitam a implementação de respostas educativas de qualidade junto de todos os alunos (nomeadamente de alunos que beneficiem de medidas seletivas e adicionais);

Aumentar os conhecimentos sobre conceções e práticas de observação, avaliação e intervenção;

Promover competências nos processos de avaliação e intervenção junto de todos os alunos (nomeadamente de alunos que beneficiem de medidas seletivas e adicionais);

Aprofundar os conhecimentos sobre técnicas e instrumentos de observação / avaliação em contexto pedagógico, com vista à elaboração de documentos associados ao processo de avaliação (nomeadamente de alunos que beneficiem de medidas seletivas e adicionais);

Desenvolver competências de elaboração de programas/planos de intervenção adequados às necessidades de todos os alunos (nomeadamente de alunos que beneficiem de medidas seletivas e adicionais);

Aumentar as práticas reflexivas dos docentes.

Programa

1. Diversidade & Educação – Desafios

2. Decreto-lei nº 54/2018, de 6 de julho (avaliação e intervenção)

3. Desenho Universal para a Aprendizagem

4. Intervenção Multinível

5. Elaboração de documentos – Identificação, Relatório Técnico Pedagógico e PEI

6.  Implicações das medidas multinível nos processos educativos 7. Planificação de intervenção (casos práticos) 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Elementos diversos - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Conselho Nacional de Educação. (2014). Relatório Técnico: políticas públicas de Educação especial. Lisboa: Conselho Nacional de Educação. Decreto-lei nº 54/2018. (6 de julho de 2018). Diário da República nº129, 1ª Série. Lisboa: Conselho de Ministros.

Filomena Pereira et al. (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação (DGE).

Pinto, P., & Pinto, T. (2018). Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2018. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Rodrigues, D. &. (2014). A Inclusão nas Escolas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Rodrigues, D. (2015). A Inclusão como Direito Humano Emergente. I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas. Algarve: Universidade do Algarve.

Santos, S., & Gomes, F. (2016). A Educação Das Crianças Com Dificuldades Intelectuais E Desenvolvimentais Vs. a Convenção Dos Direitos Da Criança