Estudo do Meio

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas desta UC são lecionadas em simultâneo por docentes de Ciências Sociais e de Ciências da Natureza, de modo a fomentar a análise, debate, pesquisa e reflexão integradas. A fim de possibilitar um conhecimento do meio local, regional e nacional, promovem-se saídas de campo e visitas de estudo.
A avaliação contínua/periódica tem em conta quer o desempenho individual dos/as mestrandos/as, nomeadamente, a sua assiduidade, motivação, participação e reflexão crítica (20%), quer a elaboração de documentos (40%) a serem apresentados e discutidos na aula (40%). Neles são valorizados aspetos como estrutura e organização da informação, adequação aos/às destinatários/as e objetivos do trabalho, linguagem utilizada, qualidade e correção da informação científica. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Resultados de Aprendizagem

Compreender a dinâmica inerente aos processos naturais e sociais contextualizados no tempo e no espaço.
Reconhecer a importância da proteção, valorização e conservação do património natural e cultural.
Desenvolver uma perceção realista e consciente da situação do Planeta a fim de tomar e promover atitudes e compromissos responsáveis, socialmente justos e ecologicamente sustentáveis.
Reconhecer a diversidade humana e a complexidade do corpo nas suas dimensões e potencialidades biológica, social, cultural e histórica.

Programa

1. Perceção da Natureza e da Sociedade ao longo da História da Humanidade.
2. Património natural e cultural.
3. Sustentabilidade e desenvolvimento.
4. Complexidade do ser Humano.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Apresentação / Discussão Documentos - 40.0%
  • - Elaboração de Documentos - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Clarke, P. (2012). Education for sustainability: becoming naturally smart. Routledge
Diemer, A.; Marquat, C. (Dir.) (2016). Educação para o desenvolvimento sustentável. Desafios e controvérsias. Instituto Piaget
Lascelles, C. (2018). Uma Breve História do Mundo. Alma dos Livros
Martins, G. O. (2020) Património cultural. Realidade viva. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Martins, I. et al. (2010). Explorando… Sustentabilidade na Terra. Guião Didáctico para Professores. Vol.7.ME/DGIDC.
Martins, I. et al. (2012). Explorando… A Complexidade do Corpo Humano. Guião Didáctico para Professores. Vol.8.ME/DGIDC.
Medeiros, C. A. (Dir.) (2005). Geografia de Portugal. 5 Volumes. Círculo de Leitores.
Tugores, F., Planas, R. (2006). Introducción al patrimonio cultural. Ediciones Trea.
UNEP, CDB & OMS (Eds.) (2015). Connecting Global Priorities: Biodiversity and Human Health A State of Knowledge Review. UNEP