Estudo do Meio II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas desta UC são lecionadas por docentes de Ciências Sociais e de Ciências da Natureza, de modo a fomentar a análise, debate, pesquisa e reflexão crítica e integrada sobre temáticas que mobilizem conhecimentos acerca da sustentabilidade e desenvolvimento bem como da complexidade do ser Humano, nomeadamente nas dimensões biológica e cultural.
A avaliação contínua/periódica tem em conta quer o desempenho individual dos/as mestrandos/as, nomeadamente, a sua assiduidade, motivação, participação e reflexão crítica (20%), quer a elaboração de documentos (40%) a serem apresentados e discutidos na aula (40%). Neles são valorizados aspetos como estrutura e organização da informação, adequação aos destinatários e objetivos do trabalho, linguagem utilizada, qualidade e correção da informação científica. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver uma perceção realista e consciente da situação do Planeta a fim de tomar e promover atitudes e compromissos responsáveis, socialmente justos e ecologicamente sustentáveis;
Reconhecer a diversidade humana e a complexidade do corpo nas suas dimensões e potencialidades biológica, social, cultural e histórica.

Programa

1. Desenvolvimento e Sustentabilidade
2. Complexidade do Ser Humano

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - participação e reflexão crítica - 20.0%
  • - apresentação e discussão em aula dos documentos elaborados - 40.0%
  • - elaboração de documentos - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Clarke, P. (2012). Education for sustainability: becoming naturally smart. Routledge
Diemer, A.; Marquat, C. (Dir.) (2016). Educação para o desenvolvimento sustentável. Desafios e controvérsias. Instituto Piaget
Martins, I. et al. (2012). Explorando… A Complexidade do Corpo Humano. Guião Didáctico para Professores. Vol.8. ME/DGIDC.
Martins, I. et al. (2010). Explorando… Sustentabilidade na Terra. Guião Didáctico para Professores. Vol.7. ME/DGIDC.
Medeiros, C. A. (Dir.) (2005). Geografia de Portugal. 5 Volumes. Círculo de Leitores.
Stibbe, A. (2009). The handbook of sustainability literacy. Skills for a changing world. Green Books.
UNEP, CDB & OMS (Eds.) (2015). Connecting Global Priorities: Biodiversity and Human Health A State of Knowledge Review. UNEP
UNESCO. (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem. UNESCO.