Estudos Críticos da Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demostrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas.
Os estudantes poderão escolher a modalidade de Avaliação Periódica (uma prova escrita, com o peso de 50%, e um trabalho prático, com um peso de 50%) ou Avaliação por Exame. Existe nota mínima de 8,0 valores em cada um dos elementos da Avaliação Periódica para aprovação na disciplina. A Avaliação por Exame será composta por uma prova escrita sobre toda a matéria, que constituirá 100% da nota final.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que, concluída a unidade curricular, o aluno compreenda e analise criticamente:
a) as transformações das tecnologias de mediação que, tendo emergido a partir da generalização da Internet, foram acompanhadas por desenvolvimentos específicos no âmbito da vida social;
b) as transformações associadas à noção de interatividade e de participação;
c) as transformações relacionadas com a noção clássica e definidora de espaço público e privado;
d) as transformações de natureza identitária promovidas a partir da generalização das novas formas de interação social;
d) as alterações no modo de produção e distribuição de conteúdos informativos.

Programa

1. Desafios da cultura digital: um modelo técnico-social
O valor da informação na era digital
Novas formas de organização da vida social
Arquitetura dos media digitais
A “vida nos media”
2. A identidade na era digital
As redes sociais enquanto espaço de sociabilidade
Redefinição dos espaços “do eu”
Dispositivos para a construção do “eu”
Gramáticas da identidade online
Impactos dos media sociais na identidade

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BAYM, N. K., Personal Connections in the Digital Age, Polity Press, 2010.
BOYD, D., É Complicado, As vidas sociais dos adolescentes em rede, Lisboa, Relógio d’Água, 2015.
CARDOSO, G., Os Media na Sociedade em Rede (2ª ed.), Lisboa, Gulbenkian, 2014.
DEUZE, M, Media Life, Cambridge, Polity Press, 2012.
FERREIRA, G. B., Comunicação, Media e Identidade, Lisboa, Colibri, 2009.
FERREIRA, G. B., Sociologia dos Novos Media, Covilhã, Labcom, 2018.
FUCHS, C. Social Media, a critical introdution, SAGE, 2014.
TURKLE, S., Alone Together, New York, Basic Books, 2011.