Estudos de Arte

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1- As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-á na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Apresentação de imagens de obras de artistas. Estudo e reflexão sobre teorias, obras e autores de referência. Leitura e discussão de textos.

6.2- A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:

– Avaliação contínua;
– Exame.

A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 20% na avaliação global;
– Trabalho individual ou de grupo – peso de 80% na avaliação global.

EXAME
– Domínio dos conteúdos programáticos – peso de 70% na avaliação global do exame;
– Capacidade de comunicação de ideias – peso de 30% na avaliação global do exame.

 

Resultados de Aprendizagem

3.1- Conhecer e identificar as principais temáticas da arte contemporânea;
3.2- Conhecer e compreender as relações entre arte e o poder político, arte e “intervenção” e arte para a mudança social e cultural;
3.3- Conhecer as questões ligadas ao “corpo”, “feminismo” e “pós colonial”;
3.4- Analisar com sentido crítico textos de referência;
3.5- Compreender as questões conceptuais ligadas ao conceito de “arte institucional” , “arte pública” e “arte urbana”.

 

Programa

4.1- O “corpo”, na arte contemporânea: Bruce Nauman, Jenny Saville, Marina Abramovic, Helena Almeida.
4.2- O “Feminismo”, na arte contemporânea: Judy Chicago, Ana Mendieta, Cindy Sherman, Barbara Kruger.
4.3- O “Pós-colonial”, Malala Andrialavidrazana, Rosana Paulino, William Kentridge, Adriana Varejão.
4.4- “Arte institucional”, “Arte pública” “Arte urbana”: Olafur Elliasson, Janet Echelman, Ai Weiwei, Banksy.

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Capacidade de Comunicação - 30.0%
  • - Conteúdos programáticos - 70.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, B. (2002). Transição, Ciclopes, Mutantes, Apocalípticos, a nova paisagem artística no final do século XX. Assírio & Alvim.
Becker, H. (2008).Mundo da Arte. Livros Horizonte.
Chadwick, W. (1996). Women, art and society. Thames & Hudson.
Danto, A. (1997). After the end of art: contemporary art and the pale of history. Princeton University Press.
Didier-Huberman, G. (2011). O que nós vemos. O que nos olha. Dafne Editora.
Edwards, S. (2006). Instantâneos de história, Passagens sobre o argumento pós-moderno. in Fotografia na Arte: De ferramenta a paradigma. Público e Fundação Serralves
Foster, H. (2007). (Dis)Engaged Art. in Right About Now: Arte & Theory since 1990’s. Valiz
Goldberg, R. (2012). A Arte da Performance, do Futurismo ao presente. Orfeu Negro.