Estudos de Mercado

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deve ter conhecimentos básicos de Estatística Descritiva e Inferencial.

Métodos de Ensino

Aulas presenciais expositivas e com suporte informático.

O período letivo está estruturado em três componentes:

  • aulas dedicadas à apresentação dos conceitos teóricos e exemplos práticos;
  • aulas dedicadas ao uso de software e construção do questionário;
  • aulas dedicadas a apoio do trabalho de simulação de um estudo de mercado.

As aulas serão intercaladas numa sequência que otimiza a aquisição de competências.

Resultados de Aprendizagem

OBJETIVOS GERAIS:

  • Dar a conhecer os principais tipos de estudos de mercado, as suas potencialidades e limitações;
  • Capacitar os alunos de know-how que lhes permitirá fazer um estudo de mercado.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

  • Aprender as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado;
  • Identificar desenhos de pesquisa;
  • Aplicar técnicas de amostragem e tratamento de dados;
  • Realização de um estudo de mercado. 

COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • Identificar as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado;
  • Aplicar técnicas estatísticas para análise de dados.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:

  • Elaborar um projeto para realizar um estudo de mercado;
  • Utilizar os métodos estatísticos fundamentais para a análise de dados qualitativos e quantitativos;
  • Utilizar software relevante para análise de dados;
  • Elaborar um relatório final de um estudo de mercado.

Programa

Capítulo 1 – Introdução aos Estudos de Mercado

1.1 Formulação do problema e necessidades de investigação.

1.2 Tipos de Estudos de Mercado

1.3 Conceção e desenho de um estudo de mercado.

1.4 Exemplos de Estudos de Mercado

Capítulo 2  – Contexto Externo e Interno

2.1 Contexto Interno

2.1.1 Definição

2.1.2 Análise de casos práticos

2.2 Contexto Externo

2.2.1 Definição

2.2.2 Análise de casos práticos 

2.3 Trabalho de campo/investigação

Capítulo 3 – Amostragem

3.1 Definições básicas e plano de amostragem

3.2 Técnicas de Amostragem

Capítulo 4 – Métodos de Recolha de Dados

4.1 Fontes de dados

4.1.1 Fontes de dados Primárias

4.1.2 Fontes de dados Secundárias

4.2 Mensuração e Escalas

4.3 Desenho de um questionário

4.4 Outros métodos de recolha de dados

Capítulo 5 – Processamento de dados

5.1. Gestão de dados

5.2 Guidelines para recolha/ introdução/ verificação de dados

Capítulo 6 – Análise e Interpretação de dados

6.1 Revisões de Conceitos básicos: Estatística Descritiva e Inferencial

6.2 Estatística Multivariada

6.3 Análise e interpretação de dados em EXCEL

Capítulo 7 – Ética e Conduta

7.1 Ética

7.2 Conduta

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRINCIPAL

  • Gomes da Silva, A. (2022). Guia para Estudos de Mercado. Ed Diário de Bordo, Lisboa. ISBN 978-989-53454-7-2
  • McDaniel, C. & Gates, R. (2008); Marketing Research Essentials,.Wiley.. ISBN: 978-0-470-13198-5
  • Wilson, A. (2003). Marketing Research – An Integrated Approach. Pearson. Education. ISBN: 0-273-65113-7
  • Malhotra, N. (2001). Pesquisa de Mercado – Uma Orientação Aplicada. Bookman. ISBN: 85-7307-728-x

COMPLEMEMTAR

  • Brace, I. (2008). Questionnaire Design. Kogan Page. ISBN: 978-0-7494-5028-1