Estudos de Mercado

Conhecimentos de Base Recomendados

Estatística

Métodos de Ensino

O período letivo está estruturado em três componentes: aulas dedicadas à apresentação dos conceitos teóricos e exemplos práticos; aulas dedicadas ao uso de software e construção do questionário; aulas dedicadas a apoio do trabalho de simulação de um estudo de mercado. As aulas serão intercaladas numa sequência que otimiza a aquisição de competências. 

Resultados de Aprendizagem

Aprender as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado. Conhecer desenhos alternativos de
pesquisa, bem como conceitos, técnicas e métodos mais utilizados na execução de Estudos de Mercado.
Adequação do tipo de pesquisa para cada caso, metodologia, técnica de recolha de dados, definição amostral.
Usar técnicas de estatística multivariada e outras técnicas de classificação de dados. Compreender os
potenciais enviesamentos e limitações dos dados de Estudos de Mercado. Uso de um software (SPSS) de
análise estatística de dados. Apresentação e comunicação de resultados.

Programa

1.Introdução aos estudos de mercado
1.1. Formulação do problema de pesquisa
1.2. Tipologias de estudos de mercado
2. Dados
2.1. Fontes de dados
2.2. Mensuração e escalas
3. Amostragem
3.1. Tipos de amostras
3.2. Desenho da amostra
4. Métodos de recolha de dados
4. 1. Desenho do questionário
4.2. Entrevistas pessoais, via correio ou por telefone
4.3. Trabalhos de campo
5. Análise e interpretação dos dados
5.1. Processamento dos dados
5.2. Análise dos resultados
5.3. Estatística multivariada

5.4. Preparação o apresentação do relatório

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal:

Babin, B. J. & Zikmund, W. G. (2016). Exploring Marketing Research, 11th Edition, Cengage Publishing

Gomes da Silva, A. (2022).  Guia para estudos de mercadoo. Ed Diário de Bordo, Lisboa

Hair, J et al (2018). Multivariate Data Analysis8th Ed.,  Cengage Publishing

Hill, M. M. & Hill, A. (2005). Investigação por questionário, 2ª Ed. Edições Sílabo

Malhotra, N. K. (2005). Introdução à pesquisa de marketing, Prentice-Hall

Marôco, J (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics, 8ª Edição, ReportNumber Editora

Vicente, P. (2012) Estudos de Mercado e de Opinião – Princípios e Aplicações de Amostragem, Edições Sílabo

Complementar:

Burns, A.C. & Bush, R. F. (2005) Marketing Research, 4ª ed. Pearson Education, Upper Saddle River, New Jersey.

Malhotra, N. K. (2019) Marketing Research: An Applied Orientation, 7th Edition, Pearson