Estudos de Mercado em Turismo

O aluno pode optar por avaliação contínua e exame final. A avaliação contínua resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:
a) Teste individual (50%);
b) Trabalho(s) de grupo (40%), com tarefas faseadas ao longo do semestre;
c) interesse, participação, iniciativa e empenho no decorrer das aulas (10%).

Os objetivos de aprendizagem passam pela compreensão da importância dos estudos de mercado para o desenvolvimento da atividade turística, incluindo a análise dos aspetos mais determinantes subjacentes ao processo de recolha, tratamento e análise da informação associadas ao estudo do turismo, bem como o domínio das diferentes ferramentas de análise de competitividade dos mercados e produtos turísticos. Pretende-se a aquisição de competências nos seguintes domínios: organização de estudos de mercado no âmbito dos diferentes produtos e destinos turísticos; aplicação de diferentes ferramentas de análise de competitividade de empresas e destinos, tais como análise SWOT, análise de tendências e inovação, benchmarking, constituição de redes de cooperação e parcerias estratégicas; conhecimento dos principais mecanismos de incentivo ao investimento aplicados ao turismo.

Importância dos estudos de mercado em turismo
1.1. Objetivos
1.2. Necessidades de informação para o setor

2. Considerações metodológicas sobre o estudo da atividade turística
2.1. Fontes de informação
2.2. Problemas associados à recolha e interpretação de dados em turismo

3. Planeamento dos estudos de mercado
3.1. Definição do objeto de estudo
3.2. Caracterização dos fatores relevantes do objeto de estudo
3.3. Ferramentas de análise de dados: SWOT, Benchmarking, outros
3.4. Análise de fatores de competitividade: sistemas de incentivos financeiros, redes e parcerias, inovação e tendências
3.5. Compilação e tratamento dos dados
3.6. Análise, conclusões e recomendações

4. Análise de casos práticos: estudos de mercado no setor turístico

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%

Dolnicar, S. & Ring, A. (2014) Tourism Marketing Research – Past, Present and Future. Annals of Tourism Research, 47: 31-47.
– Finn, M., Elliott-WhIte, M. & Walton, M.(2000). Tourism and Leisure Research Methods: data collection, analysis and interpretation. Harlow: Longman
– Lambin, J.J. (2000). Marketing estratégico. 4ª ed. Alfragide: McGraw-Hill.
– Lindon, D., Lendrevie, J.(1999). Mercator: Teoria e prática do Marketing. Publicações D.Quixote.
– Veal, A. J. (2006). Research Methods for Leisure and Tourism. Harlow: Pearson Education Limited.