Estudos de Mercado em Turismo

Não se aplica

As matérias a lecionar nas aulas serão exploradas com base no método expositivo e na análise de textos e artigos diversos; análise e discussão de estudos de mercado realizados por empresas de consultoria e estudos académicos, realização de trabalhos de grupo. Serão promovidos debates para aprofundar as questões de maior relevância, através do convite a entidades externas que demonstrem em sala de aula a aplicação das matérias teóricas à prática ou através de visitas de estudo ao terreno.

Os objetivos de aprendizagem passam pela compreensão da importância dos estudos de mercado para o desenvolvimento da atividade turística, incluindo a análise dos aspetos mais determinantes subjacentes ao processo de recolha, tratamento e análise da informação associadas ao estudo do turismo, bem como o domínio das diferentes ferramentas de análise de competitividade dos mercados e produtos turísticos. Pretende-se a aquisição de competências nos seguintes domínios: organização de estudos de mercado no âmbito dos diferentes produtos e destinos turísticos; aplicação de diferentes ferramentas de análise de competitividade de empresas e destinos, tais como análise SWOT, análise de tendências e inovação, benchmarking, constituição de redes de cooperação e parcerias estratégicas; conhecimento dos principais mecanismos de incentivo ao investimento aplicados ao turismo.

1. Importância dos estudos de mercado em turismo
1.1. Objetivos
1.2. Necessidades de informação para o setor

2. Considerações metodológicas sobre o estudo da atividade turística
2.1. Fontes de informação
2.2. Problemas associados à recolha e interpretação de dados em turismo

3. Planeamento dos estudos de mercado
3.1. Definição do objeto de estudo
3.2. Caracterização dos fatores relevantes do objeto de estudo
3.3. Ferramentas de análise de dados: SWOT, Benchmarking, outros
3.4. Análise de fatores de competitividade: sistemas de incentivos financeiros, redes e parcerias, inovação e tendências
3.5. Compilação e tratamento dos dados
3.6. Análise, conclusões e recomendações

4. Análise de casos práticos: estudos de mercado no setor turístico

Eugénia Cristina Peixoto Godinho Lima Devile

Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - trabalho de grupo - 40.0%
  • - interesse, participação, iniciativa e empenho no decorrer das aulas - 10.0%
  • - prova escrita individual - 50.0%

TRIBE, J. & XIAO, H. (2011). Developments in tourism Social Science. Annals of Tourism Research. 38 (1). 7-26.

LINDON, D., LENDREVIE, J.(1999). Mercator: Teoria e prática do Marketing.Publicações D.Quixote.

REIS, E., MOREIRA, R.(1993). Pesquisa de mercados. Lisboa: Edições Sílabo.

LAMBIN, J.(2000). Marketing estratégico. McGraw-Hill.

CARMO, H. & FERREIRA, M.M.(1998). Metodologia da investigação: guia para auto-aprendizagem.Universidade Aberta.

YIN, R. K.(2003). Case Study Research: Design and Methods.Sage.

ALEGRE, J., & GARAU, J. (2010). Tourist satisfaction and dissatisfaction. Annals of Tourism Research, 37, 52-73.

MIDDLETON, V.(1998). Marketing in Travel and Tourism. Butterworth-Heinemann.

GHIGLIONE, R., MATALON, B.(1997).O inquérito: teoria e prática.Celta-Editora.

FINN, M., ELLIOTT-WHITE, M. & WALTON, M.(2000). Tourism and Leisure Research Methods: data collection, analysis and interpretation.Longman.