Ética e Cidadania

Conhecimentos de Base Recomendados

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Métodos de Ensino

Metodologia: os conteúdos são desenvolvidos com base: na exposição e no diálogo (horizontal e vertical); na simulação de situações nas quais o desenvolvimento pessoal e social dos alunos seja promovido; no trabalho de grupo e a métodos cooperativos e significativos; em fichas de trabalho; em projectos e trabalhos de investigação; em aulas geridas pelos alunos, com apresentação de trabalhos elaborados pelos mesmos; em metodologias destinadas a promover a participação social activa, a co- responsabilização no processo de aprendizagem e o sentido crítico.
Avaliação: exame (teste escrito) ou frequência; nesta os alunos elaboram, apresentam e defendem em aula um trabalho escrito que versa sobre temas do programa relacionando-os, a partir de uma perspectiva ética e cidadã, com situações/ problemas do mundo e sociedade contemporâneos; nos trabalhos de grupo, a prestação dos alunos na defesa é diferenciável. A apresentação/defesa, e o trabalho escrito têm o mesmo peso na nota final.

Resultados de Aprendizagem

Competências: Ser capaz de avaliar (conceptualizar, julgar, raciocinar) com base em valores; ser capaz de agir responsável e comprometidamente, como sujeito autónomo das suas acções; ser capaz de se pensar e projectar como pessoa e cidadão; ser capaz de respeito e empatia, reconhecendo outrem como instância ética fundamental para a avaliação da acção; ser capaz de agir com justiça e solidariedade – transcendendo pontos de vista meramente pessoais para entender o bem comum e o direito/valor de outrem; ser capaz de gostar da diversidade, de comunicar de forma a ouvir atentamente os pontos de vista dos outros.
Resultados de aprendizagem: Fornecer noções fundamentais de axiologia e ética e respectivos enquadramentos ético-filosóficos; permitir a formulação de juízos e raciocínios éticos; desenvolver atitudes e competências de avaliação ética do agir humano; contribuir para a formação de cidadãos conscientes da sua autonomia (liberdade/responsabilidade) face à sociedade e ao mundo.

Programa

1)   Valores, experiência axiológica e critérios valorativos; Ética e Moral;
2)   A consciência moral – natureza, origem, legitimidade; liberdade e responsabilidade;
3)   Pessoa, Sociedade e Liberdade; a construção da Pessoa na relação ética intersubjectiva;
4)   A dimensão política do agir – a cidadania democrática e os Direitos do Homem;
5)   Situações e problemas do mundo e sociedade contemporâneos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação de Frequência
  • - trabalho escrito - 50.0%
  • - teste - 50.0%
Exame
  • - teste - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Brander, P., Keen, E., Lemineur, M.-L. (Ed)(2002). Compass. A Manual on HRE with Young People. Estrasburgo: COE Pub

Audigier, F., & Lagelee, G. (2000). Les droits de l’homme. Estrasburgo: Éd. Conseil de l’Europe

Aranguren, J. L. L. (1990). Ética. Madrid: Alianza Ed