Ética e Cidadania

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologias ativas: exposição e no diálogo; simulação de situações nas quais o desenvolvimento pessoal e social dos alunos seja promovido; trabalho de grupo e métodos cooperativos; fichas de trabalho; investigação; aulas de apresentação de trabalhos pelos estudantes; metodologias de participação social ativa eco-responsabilização no processo de aprendizagem.

Avaliação: exame (teste escrito) ou avaliação periódica;

nesta os alunos elaboram e apresentam um trabalho proposto pelo docente que versa sobre temas do programa; o tipo de trabalho e ponderações será especificado no início do semestre.

Resultados de Aprendizagem

Competências: Ser capaz de avaliar (conceptualizar, julgar, raciocinar) com base em valores; ser capaz de agir de forma responsável e autónoma enquanto cidadão; ser capaz de respeito e empatia; ser capaz de agir com justiça e solidariedade com capacidade de entender o bem comum e o direito/valor de outrem; apreciar a diversidade

Programa

1) Conceitos básicos: Valores, Ética, Moral e Deontologia

2) Ação, Liberdade e Responsabilidade

3) Cidadania democrática, plural e participativa

4) Problemas e dilemas éticos/ morais atuais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AAVV (2018). Ética e rigor na escrita académica. Coimbra: CINEP. https://www.cinep.ipc.pt/index.php/publicacoes/coletaneas

Bengoa, J.; Carvalho, R.; Dupouey-Sterdyniak, V.; Kallipoliti, M; Pazderski, F.; Pisauro, A.; Rosenkielde, J.; Rodrigues, M; Sadowski, P.; Sestovic, V.; e Shepherd, A.  (2015). Active citizenship for the common good: The active citizenship footprint. London; Bruxells: Volunteurope. https://volonteurope.eu/wp-content/uploads/2020/10/Active-Citizenship-Footprint-FINAL.pdf

Brander, P.; Keen, E.; Lemineur, M.-L. (Ed) (2002). Compass. A Manual on HRE with Young People. Estr.: COE Pub.  https://www.coe.int/en/web/compass

Brander, P.; Keen, E.; Lemineur, M.-L. (Ed) (2016). Compass. A Manual on HRE with Young People. Estr.: COE Pub. https://www.cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/compass_manual_para_a_educacao%20_para_os_direitos_humanos_com_jovens.pdf

Galvão, P. (2015). Ética com Razões. Lisboa: FFMS.