Ética e Deontologia Aplicada à Engenharia

Conhecimentos de Base Recomendados

Filosofia do nível do ensino secundário.

Métodos de Ensino

Os métodos (numa perspetiva construtivista) de ensino incluem:

– Exposição e debates.

– Game based learning – recorrendo a jogos sérios desenvolvidos para esta UC e potenciando o empenho, curiosidade e interesse dos estudantes nos conteúdos e análises, bem como o sentido crítico.

– Trabalhos e reflexões em grupo e individuais.

– Apresentações de trabalhos e defesas de argumentação – públicas ou escritas.

– Consulta / pesquisa de documentos. 

Em todas estas ferramentas, o estudantes está no centro do processo de ensino/aprendizagem, recorrendo-se essencialmente a metodologias ativas. 

Resultados de Aprendizagem

  • reconhecer e compreender a dimensão ética da ação da engenharia e da engenharia eletrotécnica
  • conhecer e compreender os valores éticos
  • conhecer os princípios éticos e deontológicos que estão definidos nos códigos deontológicos profissionais da área da Engenharia
  • compreender a potencial abrangência das consequências (positivas e negativas) da ação da engenharia (incluindo a dimensão social, económica e ambiental) – macro-ética
  • saber analisar critica e eticamente situações práticas (nível da deontologia/micro-ética aplicado à engenharia)
  • saber argumentar e fundamentar a tomada de decisões alicerçadas na ética/deontologia profissional (nível da deontologia/micro-ética aplicado à engenharia)
  • conhecer os princípios da ética para a sustentabilidade

Programa

  1. Introdução: conceitos de ética, moral, deontologia, valores, micro-ética e macro-ética
  2. O exercício profissional da engenharia eletrotécnica
  3. Princípios éticos e deontológicos que estão definidos nos Códigos Deontológicos Profissionais da área da Engenharia (análise prática):
    1. A engenharia enquanto profissão de confiança pública
    2. A responsabilidade no exercício profissional da engenharia
    3. A orientação e implementação no exercício profissional da engenharia
    4. Os deveres do engenheiro para com a comunidade
    5. Os deveres do engenheiro para com a entidade empregadora e para com o cliente
    6. Os deveres do engenheiro no exercício da profissão
    7. Os deveres recíprocos dos engenheiros
  4. Os valores éticos necessários ao exercício profissional da engenharia.
  5. Como fazer uma análise crítica e ética: exemplos práticos ao nível da deontologia/micro-ética
  6. Como estruturar uma fundamentação ética: exemplos práticos ao nível da deontologia/micro-ética
  7. Consequências (positivas e negativas) da ação da engenharia (incluindo a dimensão social, económica e ambiental) – macro-ética
  8. Os limites éticos da ciência e da tecnologia
  9. Ética para a sustentabilidade / ética da responsabilidade de Hans Jonas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Rego, A. & Braga, J. (2017). Ética para engenheiros: desafiando a síndrome do vaivém Challenger. Lidel

Cota da Bibliotheca do ISEC:2-4-759 e 2-4-827

Stephen, J., Gostelow, J. P. & King, W. (2000). Engineering and society: challenges of professional practice. Prentice Hall

Cota da Bibliotheca do ISEC: 2-4-305

Código Deontológico e Ético da Ordem dos Engenheiros – disponível online

Código Deontológico da Ordem dos Engenheiros Técnicos – disponível online