Etnomusicologia 1

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão lecionadas com a preocupação pela comparticipação dos alunos, quer através de incentivo à discussão sobre tópicos relacionados com os temas tratados quer através da análise crítica de textos previamente escolhidos. Far-se-á o conhecimento musical através da análise de transcrições de partituras, audições de recolhas e visionamento de vídeos ilustrativas sempre que for possível.
Avaliação contínua/periódica:
a) Teste escrito e recensões – 70%
b) Participação qualitativa nas aulas – 30%
Exame: Prova escrita – 100%

Resultados de Aprendizagem

1. Entender a Etnomusicologia como ciência, sua origem e desenvolvimento. 2. Perceber os fenómenos de transformação social através de mutações nas formas de comunicação por via da música. 3. Valorizar o património musical tradicional português (PMTP) nas suas dimensões documental e estética. 4. Reconhecer a importância do estudo do PMTP para a afirmação da identidade do povo português.
5. Intervir ao nível do estudo e prática do PMTP numa perspetiva de conservação do mesmo.

 

Programa

I. Etnomusicologia geral 1. Cultura Popular/ Cultura Tradicional: contributos para uma definição diferenciada 1.1. O nacionalismo e o seu enquadramento socio-político e musical 2. Etnomusicologia: Resenha histórica II. Desenvolvimento da Etnomusicologia como ciência 1. Resenha dos estudos mais importantes e dos etnomusicólogos mais influentes. A experiência alemã e norte-americana III. História da Etnomusicologia Portuguesa: principais trabalhos 1. Folclorismo e folclorização

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 30.0%
  • - Frequência - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Blacking, Jonh (1973). How Musical is Man?. Seattle: University of Washington Press.
Correia, Avelino Rodrigues (2016). Do Choupal até à Lapa… Para uma Etnografia do Constructo da Canção de Coimbra. Lisboa: Sílabo. Giacometti, M.Lopes-Graça (1981). Cancioneiro Popular Português. Lisboa: Círculo de Leitores.
Losa, Leonor (2013). Machinas Fallantes – A Música Gravada em Portugal no Início do Século XX. Lisboa: Tinta da China.
Merriam, Alan (1964). The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press.
Nettl, B. (2005). The Study of Ethnnomusicology: Thirty-One Issues and Concepts. Urbana: University of Illinois Press.
Pestana, Maria do Rosário (2012). Armando Leça e a Música Popular 1910-1940. Lisboa: Tinta da China.
Weffort, Alexandre Branco [org.] (2006). A Canção Popular Portuguesa em Fernando Lopes-Graça. Lisboa: Caminho.