Etnomusicologia 2

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão lecionadas com a preocupação pela comparticipação dos alunos, quer através de incentivo à discussão sobre tópicos relacionados com os temas tratados quer através da análise crítica de textos previamente escolhidos. Far-se-á o conhecimento musical através da análise de partituras, audições de recolhas e visionamento de vídeos ilustrativas sempre que for possível. O estudo organológico terá por base a observação dos instrumentos a conhecer e a audição de exemplos musicais resultantes de recolhas. Apresentar-se-ão e discutir-se-ão, em turma, os trabalhos de investigação e/ou recolha realizados pelos alunos acerca das temáticas propostas ao longo da unidade curricular.
Avaliação contínua/periódica:
a) Trabalho de Investigação – 60%
b) Teste escrito e recensões – 30%
c) Participação qualitativa nas aulas – 10%
Exame: Prova escrita e/ou oral, ou prova especial de ordem técnica, artística ou outra (100%). Condições de acesso: frequência de, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

Resultados de Aprendizagem

1. Perceber os fenómenos de transformação social através de mutações nas formas de comunicação por via da música.
2. Reconhecer a importância do estudo do património musical tradicional português para a afirmação da identidade do povo português. 3. Conhecer o mais aprofundadamente este património, quer ao nível musical quer organológico. 4. Intervir ao nível do estudo e prática do património musical tradicional português numa perspetiva de conservação do mesmo. 5. Conhecer as trocas culturais entre o património musical tradicional português e outros implicados nos fenómenos de colonização e emigração. 6. Desenvolver um projeto de pesquisa testando métodos e técnicas de campo.

Programa

I. Etnomusicologia geral 1. Cultura Popular/ Cultura Tradicional: Etnicidade; Identidade; Práticas Sócio-musicais; Migração; Músicas do Mundo; Globalização II. A Música Tradicional Portuguesa 1. Características identificativas. Sistematização 2. A Coralidade na tradição musical portuguesa III. Organologia tradicional portuguesa 1. Instrumentos e agrupamentos musicais III. Música no mundo 1. Portugal no mundo: casos particulares de trocas culturais musicais IV. Trabalho de campo 1. Proposta de temas: Observação e registo; Quadro teórico; Escrita etnográfica

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho de investigação - 60.0%
  • - Frequência - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barz, G.F.; Cooley, T.J. [eds] (1997). Shadows in the Field: New Perspectives for fieldwork in Ethnomusicology. New York/Oxford: Oxford University Press.
Blacking, Jonh (1973). How Musical is Man?. Seattle: University of Washington Press.
Burgess, R. (1997). A Pesquisa de Terreno, Uma Introdução. Oeiras: Celta Editora.
Campnhoudt, L. Van; Quivy, R. (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Correia, Avelino Rodrigues (2016). Do Choupal até à Lapa… Para uma Etnografia do Constructo da Canção de Coimbra. Lisboa: Sílabo. Giacometti, M.Lopes-Graça (1981). Cancioneiro Popular Português. Lisboa: Círculo de Leitores.
Losa, Leonor (2013). Machinas Fallantes – A Música Gravada em Portugal no Início do Século XX. Lisboa: Tinta da China.
Merriam, Alan (1964). The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press.
Oliveira, Ernesto Veiga de (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses. Lisboa: Fundação CG.