Exercício Físico para Populações Especiais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A formação está orientada no sentido da integração dos saberes teóricos (T) com o saber fazer prático (P), presentes em quase todas as aulas (TP). Os alunos desenvolvem diversas atividades e trabalhos que simulam situações de intervenção profissional.
A presente uc é de avaliação exclusivamente contínua/frequência que inclui os seguintes elementos:
Elemento 1 (40%) – Trabalhos teórico-práticos (TTP) (40 a 80 pontos);
Elemento 2 (40%) – Testes escritos (40 a 80 pontos);
Elemento 3 (20%) – Participação presencial nas aulas.
A classificação é obtida pelo somatório dos resultados nos 3 elementos, mas classificações negativas nos elementos 1 e 2 (inferiores a 40 pontos) contam zero (0) pontos no somatório dos 3 elementos.
O exame de recurso tem como condição de admissão a obtenção do mínimo de 40 pontos no elemento 1 (TTP), e constará de uma prova teórica (100 pontos) e uma prova prática (100 pontos). Para aprovarem os alunos terão de obter pelo menos 50 pontos em cada uma das provas.

 

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer as características específicas das populações e das necessárias adaptações na exercitação física aconselhadas para os treinos nas seguintes fases de vida: gravidez e meia-idade.
2. Conhecer a etiologia e as características específicas das populações com os seguintes tipos de patologias crónicas: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, diabetes, obesidade, perturbações do comportamento alimentar.
3. Conhecer as interações previsíveis, entre os efeitos da prática de atividade física e a evolução das doenças crónicas selecionadas.
4. Saber selecionar exercícios e atividades para as pessoas de populações especiais.
5. Saber planear e orientar, em situação simulada com os colegas, exercícios e atividades adequadas a pessoas de populações especiais.

Programa

1. Alterações orgânicas e morfológicas e especificidades da exercitação física adequada a mulheres grávidas e pessoas adultas de meia-idade;
2. Etiologia e principais características diferenciadoras a nível orgânico, morfológico e psicológico de pessoas com as seguintes condições clínicas: doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes, obesidade e perturbações do comportamento alimentar;
3. Benefícios e riscos associados à atividade física de pessoas com as seguintes condições clínicas: doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes, obesidade, perturbações do comportamento alimentar;
4. Especificidades do planeamento e orientação da exercitação física adequada a indivíduos com as seguintes condições clínicas: doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes, obesidade e perturbações do comportamento alimentar.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova teórica - 50.0%
  • - Prova prática - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Exame - 40.0%
  • - Trabalhos teórico-práticos - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ACSM (2009). ACSM´s Guidelines for Exercise Testing and Prescription,(8th Ed.). Lippincott: Williams & Wilkins.

Barata, T. et al. (1997). Actividade Física e Medicina Moderna. Odivelas: Europress.

Buchholz, S. (s/d). Gimnasia para embarazadas. Barcelona: Paidotribo.

Carvalho, A. (2002). Exercício físico e gravidez. Invivo, III (10).

Durstine, J.; Moore, G.; Painter, P. & Roberts, S. (Eds.) (2009). Exercise Management for Persons With Chronic Diseases and Disabilities. Champaign: Human Kinetics.

Géis, P. (2003). Atividade Física e Saúde na Terceira Idade, (5.ª ed.). Porto Alegre: Artmed.

Shephard, R. (1990). Fitness in special populations. Champaign, IL: Human Kinetics.

Williams, M. (2002). Nutrición: Para la salud, la condición física e el deporte. Barcelona: Paidotribo.