Expressão Escrita para a Comunicação

Não se aplica

– Exposição e explicação dos assuntos e conceitos pela professora e esclarecimento simultâneo de dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos.
– Leitura e apreciação crítica, por parte dos alunos, de textos propostos pela professora.
– Resolução de exercícios para aplicação dos conhecimentos adquiridos em aula.
– A avaliação por frequência consistirá: a) Na redação de um texto escrito, de uma página, aplicando uma das técnicas de escrita abordadas na aula, que valerá 60% da nota final; b) Num trabalho de recolha de 5 (cinco) erros linguísticos, sua justificação e correção, com o peso de 40%.
A avaliação final consistirá num exame que versará sobre todos os conteúdos programáticos leccionados.

O aluno deve ser capaz de:
Dominar técnicas e modelos discursivos de escrita.
Utilizar com propriedade as regras da língua portuguesa.
Identificar, compreender e corrigir erros ortográficos.
Redigir um texto coeso e coerente.

1 – Características gerais da escrita

2 – Questões de Coesão e de Coerência textuais:
2.1 – Levantamento de problemas linguísticos frequentes e esclarecimento de dúvidas.

3 – Gramática e Ortografia
3.1 – o Acordo Ortográfico
3.2 – o erro: tipologia e correção

4 – Modelos e técnicas de redação
4.1 – resumir
4.2 – sintetizar
4.3 – descrever

Exame
  • - Exame - 100.0%
Aval. Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Trabalho de síntese - 60.0%

ESTRELA, Edite, SOARES, Maria Almira, e LEITÃO, Maria José, Saber Escrever, Saber Falar, 6ª edição, Lisboa,
Dom Quixote, 2006.
ESTRELA, Edite e PINTO-CORREIA, David, Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social,
Edição do II Congresso dos Jornalistas Portugueses, Mem Martins, 1998.
ESTRELA, Edite, SOARES, Maria Almira, e LEITÃO, Maria José, Saber Escrever Uma Tese e Outros Textos, 4ª
edição, Lisboa, Dom Quixote, 2006.
GIGUEL, Françoise, Como Resumir Textos, Porto, Porto Editora, 1990.
KOCH, Ingedore Villaça e TRAVAGLIA, Luiz Carlos, A Coerência Textual, São Paulo, Editora Contexto, 2006.
NOGUEIRA, Rodrigo de Sá, Dicionário de erros e problemas de linguagem, Lisboa, Clássica Editora, 1995.
PERES, João Andrade e MÓIA, Telmo, Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 1995.
ROCHA, Maria Regina de Matos e COSTA, José Mário, Cuidado com a Língua, Lisboa, Oficina do Livro, 2008.
Dicionários; Prontuários; Gramáticas e Sites