Expressão Escrita para a Comunicação Social

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

– Exposição e explicação dos assuntos e conceitos pela professora e esclarecimento simultâneo de
dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos.
– Leitura e apreciação crítica, por parte dos alunos, de textos propostos pela professora.
– Resolução de exercícios para aplicação dos conhecimentos adquiridos em aula.

A avaliação contínua efetivar-se-á com base nos seguintes parâmetros:
– participação dos alunos nas aulas (5%)
– trabalhos de produção escrita realizados ao longo do semestre (15%)
– teste de avaliação 1 – 40%
– teste de avaliação 2 – 40%

Exame – 100%

Resultados de Aprendizagem

1. Utilizar com propriedade as regras da língua portuguesa na comunicação escrita;
1.1 Identificar, compreender e corrigir erros ortográficos;
2. Dominar modelos e técnicas de redação – resumo, síntese e descrição – de acordo com diferentes tipologias textuais;
2.1 Redigir textos coesos e coerentes.

Programa

1 – Características gerais da escrita
2 – Questões de Coesão e de Coerência textuais:
2.1 – Levantamento de problemas linguísticos frequentes e esclarecimento de dúvidas.
3 – Gramática e Ortografia – o erro: tipologia e correção
4 – Modelos e técnicas de redação
4.1 – resumir
4.2 – sintetizar
4.3 – descrever

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 15.0%
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Frequência - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ESTRELA, Edite, SOARES, Maria Almira, e LEITÃO, Maria José, Saber Escrever, Saber Falar, 6ª edição, Lisboa, Dom Quixote, 2006.
ESTRELA, Edite e PINTO-CORREIA, David, Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social, Edição do II Congresso dos Jornalistas Portugueses, Mem Martins, 1998.
GIGUEL, Françoise, Como Resumir Textos, Porto, Porto Editora, 1990.
KOCH, Ingedore Villaça e TRAVAGLIA, Luiz Carlos, A Coerência Textual, São Paulo, Editora Contexto, 2006.
NOGUEIRA, Rodrigo de Sá, Dicionário de erros e problemas de linguagem, Lisboa, Clássica Editora, 1995.
PERES, João Andrade e MÓIA, Telmo, Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 1995.
ROCHA, Maria Regina de Matos e COSTA, José Mário, Cuidado com a Língua, Lisboa, Oficina do Livro, 2008.

Dicionários; Prontuários; Gramáticas e Websites.