Expressão Musical

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento e a compreensão da música como construção social e como cultura.

Métodos de Ensino

Vivência e apropriação das componentes conceptuais em estreita articulação com o desenvolvimento de competências musicais – memória, motricidade, processos de notação – através do recurso à experimentação pessoal e colectiva, com base em actividades nas seguintes áreas:

– Audição musical (escuta activa e participante /memorização/registo).

– Interpretação musical.

– Expressão criativa.

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver o conhecimento e a compreensão da música como construção social e como cultura;

2. Ouvir, analisar, descrever e compreender os códigos e convenções que constituem o vocabulário musical, através da audição, do movimento e da prática vocal e instrumental;

3. Desenvolver a discriminação e a sensibilidade auditiva;

4. Cantar e tocar, utilizando técnicas e práticas musicais apropriadas e contextualizadas;

5. Utilizar e apropriar-se de formas diferenciadas de notação musical (convencional e não convencional).

Programa

1. Cultura musical – a Música como elemento estrutural das culturas e sociedades.

2. Elementos de Formação e Teoria Musicais:

2.1. Elementos ritmico-melódicos: duração, compassos,  altura.

2.2. Elementos expressivos: timbre, dinâmica, agógica.

2.3. Elementos formais: padrão, motivo, frase, secção, ostinato, formas binárias e ternárias, cânone, rondó.

2.4. O código musical (notação convencional e não convencional).

3. Prática Vocal:

3.1. A canção didática – exploração e propostas de abordagem metodológica.

4. O movimento e a dança na expressão musical.

5. Prática Instrumental:

5.1. Instrumentos convencionais e não convencionais.

5.2. O instrumental Orff.

6. Audição musical activa.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Aplicação de conceitos e conteúdos - 50.0%
  • - Participação qualitativa - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Amado, M. L. (1999). O Prazer de Ouvir Música. Lisboa: Editorial Caminho.

 

Gordon, Edwin. (2000). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação.

 

Ilari, B. (2006). Música, Comportamento Social e Relações Interpessoais. Psicolologia em Estudo, 11(1): 191-198.

 

Padovan, Maurizio; Prina, Federica Calvino (1995). A dança no ensino obrigatório. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Palheiros, G.B. (2003). Educação Musical em Diferentes Contextos. in Revista de Educação da APEM, 117:5-18. Lisboa: APEM.

 

Silva, L.F. (2008). A Educação Musical em Portugal. in Revista Electrónica de LEEME [em linha]. Consultado em http://musica.rediris.es/leeme/revista/fernandes08.pdf.

 

Torres, Rosa Maria (2001). As canções tradicionais portuguesas no ensino da música. Lisboa: Caminho.

 

Swanwick, Keith (1996). A basis for music education. London: Routledge.

 

Wuytack, Jos (1992). Canções de mimar. adaptação Graça Palheiros. Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.