Expressão Musical

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Vivência e apropriação das componentes conceptuais em estreita articulação com o desenvolvimento de competências musicais – memória, motricidade, processos de notação – através do recurso à experimentação pessoal e coletiva, com base em atividades nas seguintes áreas: – audição musical (escuta ativa e participante /memorização/registo); – interpretação musical, – expressão criativa.

Resultados de Aprendizagem

1) Desenvolver o conhecimento e a compreensão da música como construção social e como cultura; 2) Ouvir, analisar, descrever e compreender os códigos e convenções que constituem o vocabulário musical, através da audição, do movimento e da prática vocal e instrumental; 3) Desenvolver a discriminação e a sensibilidade auditiva; 4) Cantar e tocar, utilizando técnicas e práticas musicais apropriadas e contextualizadas; 5) Utilizar e apropriar-se de formas diferenciadas de notação musical (convencional e não convencional).

Programa

1. Cultura musical – a Música como elemento estrutural das culturas e sociedades 2. Elementos de Formação e Teoria Musicais: 2.1. Elementos ritmico-melódicos: duração, compassos, altura 2.2. Elementos expressivos: timbre, dinâmica, agógica 2.3. Elementos formais: padrão, motivo, frase, secção; ostinato; formas binárias e ternárias; cânone, rondó 2.4. O código musical (notação convencional e não convencional) 3. Prática Vocal 3.1. A canção didática – exploração e propostas de abordagem metodológica 4. O movimento e a dança na expressão musical 5. Prática Instrumental 5.1. Instrumentos convencionais e não convencionais 5.2. O instrumental Orff 6. Audição musical ativa

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Participação qualitativa - 50.0%
  • - Aplicação de conceitos e conteúdos - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AMADO, M. L. (1999). O Prazer de Ouvir Música. Lisboa: Editorial Caminho BORBA, T.; GRAÇA, F.L. (1996). Dicionário de Música. 2ª ed, 3ª tiragem. Porto: Mário Figueirinhas.
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ILARI, B. (2006). Música, Comportamento Social e Relações Interpessoais. Psicolologia em Estudo, 11(1): 191-198.
PALHEIROS, G.B. (2003). Educação Musical em Diferentes Contextos. in Revista de Educação da APEM, 117:5-18. Lisboa: APEM.
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WILLEMS, Edgar (1984-1985). L’oreille musicale. 5e ed. Fribourg: Pro Musica.
WUYTACK, Jos (1992). Canções de mimar. adaptação Graça Palheiros. [Porto]: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.