Expressão Plástica

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão nas seguintes componentes pedagógicas:

 

– Componente prática – desenvolvimento de projetos a partir do lançamento de exercícios de exploração e experimentação criativas individuais ou em grupo;

 

– Componente teórica – exposição oral de conteúdos por parte da/o docente, relativos a conceitos de expressão plástica e de abordagem aos elementos da linguagem visual, meios e técnicas de expressão.

 

Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 36 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.

 

Avaliação Contínua

– Componente Presencial e Participativa – 10%;

– Componente Teórica – 20%;

– Componente Prática – 70%.

 

Exame

Componente Teórica – 25%;

Componente Prática – 75%

Resultados de Aprendizagem

– Compreensão do quadro conceptual em que se inscreve a expressão plástica.
– Identificação dos elementos da gramática visual e domínio dos meios e técnicas de expressão e representação.
– Desenvolvimento de projetos de expressão plástica associados a referências metodológicas de carácter pedagógico, reflexivo, expressivo e criativo.

Programa

1. ARTE E EXPRESSÃO VISUAIS
1.1- Expressão Plástica – quadro conceptual
1.2- Arte, educação e cultura – perspetiva transversal
1.3- Desenho e grafismo infantil

2. LINGUAGEM VISUAL, MEIOS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO
2.1 – Elementos da gramática visual
2.2- Materiais, suportes e instrumentos
2.3- Técnicas e práticas de expressão plástica

3. PROJECTO EM EXPRESSÃO PLÁSTICA
3.1- Reflexão e experimentação criativa
3.2- Pedagogia e interdisciplinaridade
3.3- Referências metodológicas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Componente Teórica - 20.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Componente Prática - 70.0%
Exame
  • - Componente Teórica - 25.0%
  • - Componente Prática - 75.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Arnheim, R (1986). Arte & Percepção Visual – Uma Psicologia da Visão Criadora. Livraria Pioneira Editora.
Arnheim, R (1993). Consideraciones Sobre la Educacíon Artística.Grupo Planeta (GBS).
Freire, P. (2001). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20ª Edição. Paz e Terra.
Freire, P. (2003). Educação como prática da liberdade. Paz e Terra.
Greene, M. (2005). Liberar la imaginación – ensayos sobre educación, arte y cambio social. E. Graó.
Kandinsky, W. (2006). Ponto, Linha e Plano. 6ª Edição.Edições 70.
Luquet, G (1979) O desenho infantil, 3.ª edição.Livraria Civilização.
Moreira, A. (2011). O Espaço do desenho: a educação do educador. 12. ed. Loyola.
Piaget, J. (1971). A formação do símbolo na criança. Zahar.
Read, H. (2001). A Educação pela Arte. Martins Fontes.
Rodrigues, D. (2002). A infância da Arte, a arte da infância: Asa