Famílias e Envelhecimento

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem articula aulas teórico-práticas de metodologias ativas e interativas centradas no problema, com enfâse na reflexão crítica dos temas do programa. Através de:
– Método expositivo: de modo a fundamentar conceitos teóricos elementares, novos e complexos que exigem uma abordagem formativa;
– Análise crítica e discussão ativa de artigos científicos;
-Contacto e manuseamento de instrumentos teórico-práticos que promovem a compreensão dos temas propostos;
– Role-playing como técnica pedagógica interativa e colaborativa que desenvolve no estudante a capacidade de reflexão crítica e de auto-reflexão, de interação e a criatividade.
A avaliação contínua consiste em um momento de avaliação: defesa/apresentação oral da análise crítica de um artigo ou texto científico.
Avaliação por exame: teste escrito (100%)

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a família como um sistema aberto, composto por indíviduos e pelas interações vividas ao longo da vida em comum.
2. Reconhecer e compreender os principais acontecimentos e transições de vida que ocorrem sobretudo a partir da meia-idade e avaliar o seu impacto na dinâmica familiar como cuidador ou recetor de cuidados informais.
3. Compreender as especificidades associadas à vivência do último estádio do ciclo de vida famíliar bem como a perspetiva normativa e desenvolvimental das famílias envelhecidas.
4. Compreender a prestação de cuidados informais pelos cuidadores familiares como um elemento stressor do sistema famíliar.
5. Desenvolver competências conceptuais, inerentes à abordagem sistémica, para entender o indivíduo, a família e outros sistemas.
6. Desenvolver competências de comunicação e avaliação e conceber práticas de intervenção com pessoas idosas e suas famílias em contexto institucional e/ou comunitário.

Programa

1. O ciclo de Vida Familiar como um sistema que se move ao longo do tempo: modelo enquadrador.
– Famílias no fim da vida: especificidades do último ciclo de vida familiar.
2. Família como prestador informal de cuidados à pessoa idosa: a experiência de cuidar e a relação com o recetor de cuidados.
– cuidados familiares: cuidar e ser cuidado.
– sobrecarga e outros impactos no sistema familiar.
– instrumentos de avaliação da sobrecarga do cuidador familiar.
– medidas de apoio a cuidadores familiares da pessoa idosa: Apoios sociais e comunitários; Grupo de suporte; aconselhamento; intervenções psicoeducativas no âmbito das famílias envelhecidas.
– a experiência de cuidar como um evento normativo.
3. Perspetiva normativa e desenvolvimental das famílias envelhecidas. Integridade Familiar (vs desconexão e alienação familiar) na velhice.
4. Diversidade Familiar: especificidades e alterações ao ciclo de vida familiar (e.g. escassez económica; emigração; homossexualidade).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Analise Critica de Artigo Científico - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bond, J., Sheila, P., Dittmann-kohli, & Westerhof, G. (2007). Ageing in society. SAGE.
Carter, B., & McGoldrick, M. (Eds.). (2005). The expanded family life cycle (2nd ed). Needham Heights: Allyn & Bacon.
Figueiredo, D. (2007). Cuidados familiares ao idoso dependente. Lisboa: Cadernos Climepsi Saúde.
Kart, C., Kinney, J. (2001). The realities of Aging: An introdution to Gerontology. Sixth Edition. Boston: Allyn and Bacon.
Marques, F.D. (2013). Famílias envelhecidas: percursos e diversidade. Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Aveiro.
Sousa, L; Patrão, M. & Vicente, H. (2012). Famílias e envelhecimento: o último estádio do ciclo de vida familiar. In C. Paúl & O. Ribeiro (coord.), Manual de Gerontologia. Lisboa: Lidel (pp. 255-272).
Sousa, L. (2009) (editor). Families in Later Life: emerging themes and challenges. New York: Nova Science Publishers.
Sousa, L., Figueiredo, D. & Cerqueira, M. (2006). Envelhecer em família: Os cuidados familiares na velhice. Lisboa: Ambar.