Formação de Activos em Empresa

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso: a i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva inicial e posterior análise e discussão de casos ii) sessões práticas com a possibilidade de pôr em prática os conceitos adquiridos;
Relativamente á avaliação, haverá duas modalidades possíveis: 1- A avaliação de frequência inclui: (a) Frequência à unidade curricular (50% da nota final). (b) Trabalho prático individual avaliado nas seguintes componentes: i) Entrega de um plano de formação com indicação de todos os elementos constituintes do mesmo (25%). ii) Realização de autoscopia (25%). 2 – Exame A avaliação por exame será baseada na realização de uma prova escrita (100% da nota final).

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende desenvolver as seguintes competências: – Utilização de instrumentos para identificar as necessidades de formação individuais e organizacional. – Conceber gerir e avaliar programas de formação de ativos
No final do semestre, pretende-se que os estudantes estejam em condições de: – Conceber o processo de diagnóstico, planificação e desenvolvimento de planos de formação – Realizar diagnósticos de necessidades de formação – Conceber um plano das ações de formação a partir de um diagnóstico de necessidades de formação – Conceber um plano de formação P- Acompanhar o desenvolvimento e a avaliação do plano de formação.

Programa

1 – Introdução ao estudo da Formação de Ativos
1.1 – A aprendizagem ao longo da vida (educação, formação e treino)
1.2 – Os contributos da formação para o indivíduo, para o grupo e para a organização
1.3 – Plataformas para a formação: do e-learning ao b-learning
2 – A integração da formação como elemento de desenvolvimento estratégico da organização 2.1- A formação e a estratégia de gestão de recursos humanos
2.1.1 – A integração com a política de gestão de recursos humanos
2.2- A problemática da gestão das competências e os contributos da formação
3- Métodos e técnicas em contexto de formação
3.1 – O método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo
3.2 – Técnicas pedagógicas
4 – O ciclo formativo
4.1- O Diagnóstico de necessidades de formação
4.2 – A Planificação e o desenvolvimento da formação
4.3 – A Avaliação da formação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

A avaliação de frequência
  • - Trabalho prático individual - Entrega de um plano de formação - 25.0%
  • - Frequência à unidade curricular - 50.0%
  • - Realização de autoscopia - 25.0%
A avaliação por exame
  • - Realização de uma prova escrita - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Caetano, A., & Vala, J. (2000). Gestão de recursos humanos . Lisboa: Editora RH.

Bancaleiro, J. (2008). Gestão de activos humanos no século 21. Lisboa: Rh Editora.

Gomes, J., Cunha, M. P., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. (2008). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Edições Sílabo.

Cardim, J. C. (2009). Gestão da formação nas organizações. Lisboa: Lidel. –

Cheatle, K. (2001). Mastering: human resource management. New York: Palgrave. –

Barata, J., & Alves, S. (2005). Gestão da formação. Lisboa: Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação.