Formação de Ativos em Empresas

N/A

A metodologia de ensino/aprendizagem visa a facilitação de integração dos conteúdos pelos alunos. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de métodos de ensino expositivos e ativos, através de: a) sessões teóricas (da responsabilidade da docente); b) sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e capacidade de adoptar práticas eficazes.

A avaliação será feita optando por uma das seguintes possibilidades:

1• Avaliação contínua/periódica:

a) a participação na concretização de trabalhos em grupo, propostos pela docente no decorrer das aulas: 10%

b) Um trabalho de grupo final a apresentar em aula (respeitando os grupos previamente constituídos): 30%

c) um teste escrito de avaliação sobre os conteúdos programáticos abordados: 60%  (nota mínima obrigatória de 7 valores)

2- EXAME: consistirá num teste escrito individual: 100%

A unidade curricular pretende desenvolver as seguintes competências:

– Utilização de instrumentos para identificar as necessidades de formação individuais e organizacional.

– Conceber, gerir e avaliar programas de formação de ativos

No final do semestre, pretende-se que os estudantes estejam em condições de:

– Conceber o processo de diagnóstico, planificação e desenvolvimento de planos de formação

– Realizar diagnósticos de necessidades de formação

– Conceber um plano das ações de formação a partir de um diagnóstico de necessidades de formação

– Conceber um plano de formação

– Acompanhar o desenvolvimento e a avaliação do plano de formação.

– Conhecer os mecanismos de certificação e validação de competências adquiridas no âmbito do processo formativo

– Conhecer os programas e incentivos internacionais relacionados com a formação e aquisição de competências no âmbito organizacional.

1. Introdução ao estudo da Formação de Activos

2. A integração da formação como elemento de desenvolvimento estratégico da organização

3. A formação,  a estratégia de gestão de recursos humanos e a gestão de competências

4. Diagnóstico e levantamento de necessidades de formação: Importância e instrumentos (LNF)

5. Ciclo formativo e suas estapas

6. Métodos e técnicas de formação

7. Plataformas de Formação: do b-learning ao e-learning

8. A importância da avaliação do processo formativo

9. Entidades responsáveis pela certificação dos processos formativos

10. Os sistemas de incentivo à formação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Bancaleiro, J. (2008). Gestão de activos humanos no século 21. Lisboa: Rh Editora.

Barata, J., & Alves, S. (2005). Gestão da formação. Lisboa: Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação.

Cardim, J. C. (2012). Gestão da Formação nas Organizações- A formação na prática e na Estratégia das Organizações (2º Edição). Lisboa: Edições Lidel.

Hart, L. B. (1991). Métodos de formação que funcionam. Métodos e estratégias inovadoras de formação. Lisboa: Monitor.

Landy, F. J. Conte, J.M. (2019). Work in the 21st Century. 6º th Edition. United States of America: Wiley

Rodrigues, M., Ferrão, M. F. (2012). Formação Pedagógica de Formadores- Da teoria à Prática. Entidades Publicas e Privadas. E-formação e e-Learning (10ª edição).Lisboa: Edições Lidel

The Future of Jobs Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution (2016). World Economic Forum. https://www.iefp.pt/publicacoes-iefpe