Formação Musical 1

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Discussão de modelos da teoria musical, na análise, transcrição e execução de exemplos auditivos que
poderão ser apresentados, sobretudo, sob a forma de exemplos áudio e partituras musicais.
A avaliação é contínua e baseada em trabalhos realizados nas aulas, bem como nos resultados dos diversos
momentos formais de avaliação. Todos os momentos formais de avaliação (testes) terão duas componentes:
uma escrita e uma oral. Ponderação avaliativa: Qualidade da participação nas aulas: 20% Avaliações escritas:
40 % Avaliações orais: 40%.
Avaliação por exame: Parte escrita: 50%; Parte oral 50%.

Resultados de Aprendizagem

1. Consolidar e uniformizar conhecimentos anteriormente adquiridos;
2. Compreender e usar os códigos musicais;
3. Compreender e aplicar os princípios da teoria musical;4. Compreender, analisar e identificar auditivamente os fenómenos musicais;
5. Ler, reconhecer, escrever e entoar/executar uma partitura musical;
6.Desenvolver as destrezas sensoriais auditivas ao nível rítmico, melódico e tímbrico;
7. Reconhecer e relacionar estruturas melódicas com estruturas harmónicas;
8. Identificar auditivamente sequências harmónicas nas funções tonais mais comuns.

Programa

1. Melodia – Principais organizações – revisão de conceitos:
1.1. Altura absoluta e relativa – estudo dos intervalos;
1.2. Armações de clave;1.3. Escalas diatónicas maiores e menores.

2. Ritmo – O sistema métrico – enquadramento e revisão de conceitos:
2.1. Os compassos: simples / compostos;2.2. Sincopa, contratempos,
ritmos regulares e irregulares;2.3. Monorritmia e polirritmia.

3. Harmonia – princípios de harmonia funcional;
3.1. Tríades (maiores, menores, diminutos e aumentados);
3.2. Acordes no seio de uma tonalidade;
3.3. Funções tonais e progressões harmónicas simples;
3.4. Cifra numérica (analítica);
3.5. Estudo das inversões.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Parte oral - 50.0%
  • - Parte escrita - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Avaliações orais - 40.0%
  • - Avaliações escritas - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BENNETT, Roy (1995). Como ler uma partitura. Cadernos de música da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: Jorge Zahar

BERKOWITZ, S; FONTRIER, G.; KRAFT, L. (1986). A New Approach to Sight Singing. Third edition. New York: Norton & Company

EDLUND, Lars (1963). Modus Novus. Stockolm: Edition Wilhelm Hansen

FONTAINE, F. (1955) Elements Pratiques du Rythme Mesure. Paris: Editions Henry Lemoine

GEROU, T.; LUSK, L. (2000). Essential Dictionary of music notation. Alfred Publishing

PROSSER, S. (2000). Essential Ear Training. Boston: Berklee Press

RADLEY, Roberta (2005). Harmonic Ear Training. Boston: Berklee Press

ZAMACOIS, J. (1987). Teoría de la música: dividida en cursos. Barcelona : Labor. 2 vol .