Formação Musical 2

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem possuir os conhecimentos adquiridos em FM1.

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada em aulas teórico-práticas, baseadas na apresentação e discussão de modelos da teoria musical, na análise, transcrição e execução de exemplos auditivos que poderão ser apresentados, sobretudo, sob a forma de exemplos áudio e partituras musicais.

Avaliação contínua:
Qualidade da participação nas aulas: 20%
Avaliações escritas: 40%
Avaliações orais: 40%

Exame:
Exame escrito – 50%
Exame oral – 50%

Resultados de Aprendizagem

1. Consolidar e ampliar os conhecimentos adquiridos em “Formação Musical I”;
2. Compreender e saber usar os códigos musicais;
3. Compreender e saber aplicar os princípios da teoria musical;
4. Compreender, analisar e identificar auditivamente os fenómenos musicais;
5. Ler, reconhecer, escrever e/ou transcrever e entoar/executar uma partitura musical;
6. Reconhecer e relacionar estruturas melódicas com estruturas harmónicas;
7. Ampliar as destrezas sensoriais auditivas ao nível rítmico, melódico e tímbrico;
8. Identificar auditivamente sequências harmónicas;
9. Reconhecer os elementos básicos da análise formal;

Programa

1. Melodia:
1.1. Escalas pentatónicas, hexáfonas.e cromáticas;
1.2. Transposições;
1.3. Notas de passagem, apogiaturas;
2. Ritmo:
2.1. Compassos mistos (revisão e desenvolvimento);
2.2. Ritmos irregulares (revisão e desenvolvimento);
3. Harmonia:
3.1. Quatriades (sétimas da dominantes, sétimas da sensível, sétimas diminutas, sétimas maiores e sétimas menores);
3.2. Cadências: perfeita, imperfeita, plagal, picarda, interrompida e meia cadência;
3.3. Dominantes secundárias;
4. Forma:
4.1. Motivo / célula;
4.2. Frase / período;
4.3. Tema;
4.4. Secção;

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame oral - 50.0%
  • - Exame escrito - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Avaliações orais - 40.0%
  • - Avaliações escritas - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BERKOWITZ, S.; FONTRIER, G.; KRAFT, L.(1997). A New Approach to Sight Singing. Fourth Edition. NewYork: W. W. Norton & Company.
BENNETT, Roy – Forma e Estrutura na Música – Cadernos de música da Universidade de Cambridge, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1986
BENNETT, Roy – Como ler uma partitura – Cadernos de música da Universidade de Cambridge, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, reimp. 1995
CLELAND, K.; DOBREA-GRINDAHL, M. (2010). Developing musicianship through aural skills : a holisitic approach to sight singing and ear training. 1st edition. New York: Taylor & Francis-