Formação Musical 5

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A unidade curricular será lecionada em aulas teórico-práticas, baseadas na apresentação e discussão de modelos da teoria musical, na análise, transcrição e execução de exemplos auditivos que poderão ser apresentados, sobretudo, sob a forma de exemplos áudio e partituras musicais.

Avaliação contínua:
Qualidade da participação nas aulas: 20%
Avaliações escritas: 40%
Avaliações orais: 40%

Exame:
Exame escrito – 50%
Exame oral – 50%

Resultados de Aprendizagem

1. Consolidar e uniformizar conhecimentos anteriormente adquiridos;
2. Ler, reconhecer, escrever e entoar/executar uma partitura musical, obedecendo a padrões de escrita diversificados;
3. Reconhecer e relacionar e operacionalizar estruturas melódicas com estruturas harmónicas;
4. Ampliar as destrezas sensoriais auditivas ao nível rítmico, melódico e tímbrico;
5. Identificar auditivamente sequências harmónicas em diversos contextos (tonal, atonal, modal);
6. Realizar e analisar improvisações básicas, de acordo com diversos padrões.

Programa

1. Melodia / Harmonia:

1.1. Leitura, análise e escrita de estruturas melódicas no contexto tonal, atonal e modal (ampliação de conhecimentos);
1.2. Identificação / Escrita a 4 vozes;
1.3. Progressões harmónicas em diversos contextos;
1.4. Politonalismo;
1.5. Polimodalismo;
1.6. Dodecafonismo.

2. Ritmo:
2.1. Padrões rítmicos característicos de diversos estilos musicais (Pop-rock, jazz, música latina);
2.2. Compassos mistos (ampliação);
2.3. Compassos com valores agregados ou diminuídos.

3. Improvisação:
3.1. Técnicas de improvisação (ampliação de conhecimentos);

4. Timbre:
4.1. Reconhecimento auditivo do papel de cada instrumento nas diversas configurações instrumentais convencionais e não convencionais (ampliação de conhecimentos).

5. Teoria Musical:
5.1. Síntese dos principais conteúdos da Teoria Musical;
5.2. Tendências musicais do século XX e XXI: Grafismos contemporâneos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame escrito - 50.0%
  • - Exame oral - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Avaliações orais - 40.0%
  • - Avaliações escritas - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BENNETT, Roy (1995). Como ler uma partitura. Cadernos de música da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
BERKOWITZ, S; FONTRIER, G.; KRAFT, L. (1986). A New Approach to Sight Singing. Third edition. New York: Norton & Company
CLELAND, K.; DOBREA-GRINDAHL, M. (2010). Developing musicianship through aural skills : a holisitic approach to sight singing and ear training. 1st edition. New York: Taylor & Francis
GEROU, T.; LUSK, L. (2000). Essential Dictionary of music notation. Alfred Publishing
PROSSER, S. (2000). Essential Ear Training. Boston: Berklee Press
RADLEY, Roberta (2005) Harmonic Ear Trainning. Boston. Berklee Press