Formação Pessoal e Social

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas assumem um caráter dinâmico integrando a combinação de exposições de informação e conhecimentos com trabalhos de pesquisa e dinamização de debates.
A avaliação respeita o estabelecido no Regulamento Interno da ESEC, pelo que os estudantes poderão optar entre a avaliação contínua ou a avaliação por exame.
A avaliação contínua contempla a participação e desempenho individual nas atividades ao longo do semestre (40%) e um trabalho de grupo: plano de trabalho (10%); trabalho escrito (30%); apresentação e discussão (20%).
A avaliação por exame apresenta-se sob a forma de prova escrita (100%).

 

Resultados de Aprendizagem

1. Reconhecer as principais conceções teóricas de referência inerentes à Lei de Bases do Sistema Educativo.
2. Reconhecer os objetivos estipulados para o domínio da Formação Pessoal e Social no quadro do Sistema Educativo.
3. Reconhecer os conceitos: cidadania, democracia e direitos humanos como «plataforma» ética fundadora da ação educativa contemporânea.
4. Ser capaz de produzir conhecimentos, opiniões e tomar posições sobre a contemporaneidade educativa.
5. Dominar competências de relacionamento interpessoal em contextos diferenciados.
6. Identificar e analisar problemas e necessidades de uma comunidade educativa.
7. Conceber, executar e avaliar ações de intervenção educativa.
8. Desenvolver competências de investigação que possam potenciar futuras investigações dos futuros profissionais de educação.

Programa

1 – A dimensão pessoal e social da educação no contexto da Lei de Bases do Sistema Educativo
1.1. As diversas vertentes do Desenvolvimento Pessoal e Social: a. O desenvolvimento pessoal como promotor do desenvolvimento social; b. A educação ecológica; c. A educação para a saúde; d. A educação para a cidadania; e. A educação sexual; f. A educação para a Família; g. A educação para os Valores; …
1. 2. Modelos de escola.
1. 3. Novos espaços educativos dentro e fora da escola.
1. 4. Atitudes e comportamentos da/do educadora/or.
2 – O enquadramento legal do Desenvolvimento Pessoal e Social no Sistema Educativo Português.
3 – As características identitárias do Desenvolvimento Pessoal e Social.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10.0%
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%
  • - Trabalho de síntese - 30.0%
  • - Apresentação e discussão - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CNE (2021). Estado da Educação 2020. Lisboa: CNE Estado da Educação 2020 – Conselho Nacional de Educação (cnedu.pt)
CNE (2021). Relatorio_tecnico_A_voz_das_criancas_e_dos_jovens_na_educacao.pdf (cnedu.pt)
Cynthia K. Buettner, Lieny Jeon, Eunhye Hur & Rachel E. Garcia (2016) Teachers’ Social–Emotional Capacity: Factors Associated With Teachers’ Responsiveness and Professional Commitment, Early Education and Development, 27:7, 1018-1039, DOI: 10.1080/10409289.2016.1168227
Dolev, N. & Leshem, S. (2017) Developing emotional intelligence competence among teachers, Teacher Development, 21:1, 21-39, DOI: 10.1080/13664530.2016.1207093
Chung, E. (2021) Eleven factors contributing to the effectiveness of dialogic reflection: understanding professional development from the teacher’s perspective, Pedagogies: An International Journal, DOI: 10.1080/1554480X.2021.2013234
Parreiral, S. (2017). Família e construção de projetos de escolarização, perspetivas de alunos e professores. REIPE, 5, 70-74