Formação Pessoal e Social

N/A

As aulas assumem um caráter dinâmico integrando a combinação de exposições de informação e conhecimentos com trabalhos de pesquisa e dinamização de debates.
A avaliação respeita o estabelecido no Regulamento Interno da ESEC, pelo que os estudantes poderão optar entre a avaliação contínua ou a avaliação por exame.
A avaliação contínua contempla a participação e desempenho individual nas atividades ao longo do semestre (40%) e um trabalho de grupo: plano de trabalho (10%); trabalho escrito (30%); apresentação e discussão (20%).
A avaliação por exame apresenta-se sob a forma de prova escrita (100%).

1. Reconhecer as principais conceções teóricas de referência inerentes à Lei de Bases do Sistema Educativo.
2. Reconhecer os objetivos estipulados para o domínio da Formação Pessoal e Social no quadro do Sistema Educativo.
3. Reconhecer os conceitos: cidadania, democracia e direitos humanos como «plataforma» ética fundadora da ação educativa contemporânea.
4. Ser capaz de produzir conhecimentos, opiniões e tomar posições sobre a contemporaneidade educativa.
5. Dominar competências de relacionamento interpessoal em contextos diferenciados.
6. Identificar e analisar problemas e necessidades de uma comunidade educativa.
7. Conceber, executar e avaliar ações de intervenção educativa.
8. Desenvolver competências de investigação que possam potenciar futuras investigações dos futuros profissionais de educação.

1 – A dimensão pessoal e social da educação no contexto da Lei de Bases do Sistema Educativo
1.1. As diversas vertentes do Desenvolvimento Pessoal e Social: a. O desenvolvimento pessoal como promotor do desenvolvimento social; b. A educação ecológica; c. A educação para a saúde; d. A educação para a cidadania; e. A educação sexual; f. A educação para a Família; g. A educação para os Valores; …
1. 2. Modelos de escola.
1. 3. Novos espaços educativos dentro e fora da escola.
1. 4. Atitudes e comportamentos da/do educadora/or.
2 – O enquadramento legal do Desenvolvimento Pessoal e Social no Sistema Educativo Português.
3 – As características identitárias do Desenvolvimento Pessoal e Social.

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10.0%
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%
  • - Trabalho de síntese - 30.0%