Fotojornalismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de:

i) sessões de exposição dos conteúdos e fundamentos teórico-práticos;

ii) sessões teórico-práticas de análise de imagens;

iii) desenvolvimento de trabalhos práticos, individuais e em grupo.

A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento interno da escola pelo que os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades:

Avaliação contínua, na qual as actividades em aula são obrigatórias:

a) Foto-notícia (individual) a apresentar e comentar na aula (50%);

b) Foto-reportagem (grupo), a apresentar na aula (50%)

Avaliação por exame:

A nota final resultará da classificação obtida em prova escrita. Os alunos deverão inscrever-se para o exame nas datas fixadas pela ESEC.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre, pretende-se que os alunos estejam em condições de:

– Conhecer e identificar períodos, personalidades e instituições com evidente destaque na história do fotojornalismo;

– Aplicar princípios ético-deontológicos durante os processos de captura e selecção de imagens fotográficas, em contexto jornalístico e/ou de informação;

– Interagir com os repórteres de imprensa;

– Identificar e seleccionar diferentes técnicas de obtenção e tratamento de imagem;

– Seleccionar equipamento adequado, em função do trabalho a realizar;

– Conhecer e aplicar princípios teóricos e técnicos específicos do fotojornalismo;

– Conhecer e aplicar programas básicos de tratamento e edição de imagens, em contexto jornalístico;

– Demonstrar capacidade para conceber, planear e executar fotoreportagens, num projeto profissional.

Programa

1. Fotografia e Jornalismo

Origens do Fotojornalismo; géneros e modelos; texto e imagem: a legenda, o texto de reportagem e a leitura gráfica; técnica e estética: a influência das tecnologias na fotografia de imprensa; ética, livros de estilo e códigos afins; o direito à imagem; as práticas de arquivo e suas funcionalidades;

2. Técnicas de Fotografia e Fotojornalismo

Câmaras fotográficas, objectivas e respectivas funcionalidades; composição de imagem: tema, enquadramento, perspectiva, ângulos; técnicas básicas de iluminação; captura de imagens em função de um objectivo jornalístico; foto-reportagem e fotografia infográfica.

3. Fotojornalismo e Informação Digital: Produção, Edição e Tratamento de Imagens

O Fotojornalismo na era digital: ciberjornalismo e paper edition; imagens on-line: bancos de imagens e agências fotográficas; programas básicos de edição e tratamento de imagens; a mancha gráfica: imagens impressas ou on-line; tendências atuais: o foto-documentalismo e o fotojorna

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova escrita - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Foto-notícia individual a apresentar e comentar na aula - 50.0%
  • - Foto-reportagem (grupo) a apresentar na aula - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AMAR, Pierre-Jean (2001). História da Fotografia. Lisboa: Edições 70.

ANG, Tom (2005). Introdução à Fotografia Digital. Porto: Civilização Editores.

BARTHES, Roland (1980). A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70.

JOLY, Martine (1994). Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70.

KEENE, Martin (2002). Fotojornalismo, Guia Profissional. Lisboa: Dinalivro.

KOBRÉ, Kenneth (2008). Photojournalism, The Professionals’ Approach. Waltham, Massachusetts: Focal Press,

LANGFORD, Michael (2000). Fotografia Básica. Lisboa: Dinalivro.

SONTAG, Susan (2003). Olhando o Sofrimento dos Outros. Algés: Gótica.

SOUSA, Jorge Pedro (2004). Forças por trás da câmara – uma perspectiva sobre a história do fotojornalismo das origens até ao final do século XX. Minerva: Coimbra.

VILCHES, Lorenzo (1997). Teoría da la imagen periodística. Barcelona: Paidós.