Fundamentos de Computação Gráfica

Alguns conceitos básicos de álgebra.

A matéria teórica é apresentada em slides e complementada com conversas entre o docente e os alunos. A matéria prática é ensinada com base em exercícios específicos, feitos em tempo real pelo docente e alunos. Depois os alunos têm que fazer exercícios relativos à matéria lecionada, de forma a robustecer a aprendizagem.
A avaliação é constituída por um exame teórico escrito (dado nas respetivas épocas ou faseadamente durante o semestre – avaliação contínua) e por um trabalho prático. Especificamente:
-A parte teórica valerá 7 valores da nota final;
-O trabalho prático valerá 13 valores da nota final;
-Só quando se entregar o segundo teste teórico da avaliação contínua é que o aluno fica ligado a ela;
-A avaliação contínua só pode tentar ser melhorada uma vez;
-Para aprovação à disciplina, o aluno terá de obter em cada uma das componentes a avaliar (teórica e trabalho prático) uma classificação mínima de 35% da nota final, e obter uma média pesada igual ou superior a 47.5% da nota final

Objetivo:providenciar uma formação geral em CG, transmitindo conhecimentos básicos em modelação, iluminação, aplicação de materiais, texturização, animação, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas 3D, recorrendo ao Blender, uma ferramenta gráfica especializada e sempre atualizada com conhecimento de ponta.Competências:Conhecimento e compreensão-Conhecer os conceitos gerais da CG, Compreender as transformações geométricas básicas, o processo de visuaIização, diferentes técnicas de modeIação, os conceitos básicos da iIuminação, os conceitos básicos de coIoração, os mecanismos de animação.Aplicação de conhecimentos-Construir apresentações gráficas, usando ferramentas de modelação, visualização, iluminação, coloração e animação.Realização de julgamento-Analisar um problema gráfico e identificar as opções de resolução.Tomada de decisões-Decidir entre as alternativas possíveis de solução de um problema gráficoComunicação-Apresentar/explicar o trabalho desenvolvido.

Componente teórica
   Introdução à computação gráfica;
   Geometria dos mundos 3D;
   Malhas de vértices, curvas e superfícies;
   Técnicas de modelação;
   Visualização;