Fundamentos de Processos de Negócio

Não há.

Os conteúdos da disciplina são apresentados através da exposição e discussão de exemplos. (Método Expositivo)
São propostos exercícios aos alunos para que treinem a resolução de problemas de diferentes tipos. (Método Experimental)

Depois de frequentar a unidade curricular espera-se que cada aluno seja capaz de

• Compreender os diferentes conceitos da arquitetura organizacional dos sistemas de informação
  • Conceber, modelar e analisar processos e atividades organizacionais
  • Conhecer os conceitos essenciais de BPM
  • Modelar os principais componentes de processos de negócio através de diferentes ferramentas que permitem compreender, comunicar, avaliar e administrar processos de negócio
  • Compreender os processos, sua eficiência e eficácia, com base na decomposição dos seus componentes e atributos e em técnicas e ferramentas adequadas
  • Promover a transformação de processos através da evolução planeada do ciclo de vida dos processos de negócio, estratégias e metodologias de melhoria contínua e gestão da mudança.

1. Gestão de processos de negócio
  2. Modelo de gestão para implementar a gestão por processos
  3. Estrutura organizacional para a gestão por processos
  4. Ciclo de vida da gestão por processos
  5. Modelação de processos
  6. Monitorização de processos
  7. A framework BPM
  8. O BPM e as organizações
  9. Benefícios e Dificuldades da BPM
  10. Diretivas para Desenho de uma Solução BPMN

• Borralho, C. (2020). Informação e gestão de processos de negócio. Edições Sílabo.
  • Campos, A. (2014). Modelagem de processos com BPMN (2ª edição). Brasport.
  • Johnson, T.; Huffman, S. & Chatfield, C. (2019). Microsoft project 2019 step by step. Microsoft Press.