Fundamentos do Pensamento Educativo

Conhecimentos de Base Recomendados

Ser capaz de se posicionar criticamente sobre a ação educativa atual partindo de experiências de aprendizagem significativas.
Reconhecer o processo evolutivo da educação baseado em diferentes correntes do pensamento educativo.
Saber identificar-se com as práticas educativas adequadas à promoção do sucesso para todos os educadores e educandos.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular tem como pressuposto o envolvimento e participação ativa dos alunos, individual e colaborativamente. Assim, para além de aulas expositivas, será contemplada a leitura e análise de textos de referência, selecionados pelo docente. Os alunos, sob tutoria do docente, deverão pesquisar, selecionar e analisar informação, tendo em vista o conhecimento, o debate e a reflexão sobre temáticas relacionadas com o Pensamento Educativo. 

Resultados de Aprendizagem

Ao longo do semestre espera-se que os alunos: desenvolvam competências instrumentais sendo capazes de analisar, selecionar, avaliar e sintetizar, de forma criteriosa, informação a partir de diferentes fontes, relativas ao pensamento educacional; que consigam produzir discursos orais e escritos de forma clara e fundamentada; que mostrem competências interpessoais; que revelem capacidade de crítica fundamentada e de auto- e heteroavaliação; que desenvolvam a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, adquirindo competências sistémicas e de trabalho autónomo; que sejam capazes de gerar ideias novas e adquir novos conhecimentos no domínio educacional.

Programa

I. Questões básicas sobre a Educação. – Polissemia e definições do conceito de educação. – Fundamentos e dimensões da educação. – A educação como realidade antinómica: as sínteses superadoras. II. Movimentos contemporâneos do Pensamento Educativo. – Da Pedagogia Tradicional ao Movimento da Escola Nova. III. A Educação perspectivada por diferentes Teorias da Educação. – A Educação perspectivada a partir da Teoria Comportamentalista. – Cognitivismo e Construtivismo como bases de uma Teoria da Educação. – A Teoria Personalista. – A Pedagogia Crítica. IV. Tendências actuais da Educação. – Comunidades de aprendizagem na Sociedade da Informação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - trabalho 2 - 33.33%
  • - trabalho 1 - 33.34%
  • - trabalho 3 - 33.33%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BIDARRA, M. & FESTAS, M. I. (2005). Construtivismo(s): Implicações e interpretações educativas. Revista
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PIAGET, J. (1978). Para onde vai a educação? Lisboa: Livros Horizonte.

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