Fundamentos do Pensamento Educativo

Ser capaz de se posicionar criticamente sobre a ação educativa atual partindo de experiências de aprendizagem significativas.
Reconhecer o processo evolutivo da educação baseado em diferentes correntes do pensamento educativo.
Saber identificar-se com as práticas educativas adequadas à promoção do sucesso para todos os educadores e educandos.

Esta unidade curricular tem como pressuposto o envolvimento e participação ativa dos alunos, individual e colaborativamente. Assim, para além de aulas expositivas, será contemplada a leitura e análise de textos de referência, selecionados pelo docente. Os alunos, sob tutoria do docente, deverão pesquisar, selecionar e analisar informação, tendo em vista o conhecimento, o debate e a reflexão sobre temáticas relacionadas com o Pensamento Educativo.

Ao longo do semestre espera-se que os alunos: desenvolvam competências instrumentais sendo capazes de analisar, selecionar, avaliar e sintetizar, de forma criteriosa, informação a partir de diferentes fontes, relativas ao pensamento educacional; que consigam produzir discursos orais e escritos de forma clara e fundamentada; que mostrem competências interpessoais; que revelem capacidade de crítica fundamentada e de auto- e heteroavaliação; que desenvolvam a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, adquirindo competências sistémicas e de trabalho autónomo; que sejam capazes de gerar ideias novas e adquir novos conhecimentos no domínio educacional.

I. Questões básicas sobre a Educação. – Polissemia e definições do conceito de educação. – Fundamentos e dimensões da educação. – A educação como realidade antinómica: as sínteses superadoras. II. Movimentos contemporâneos do Pensamento Educativo. – Da Pedagogia Tradicional ao Movimento da Escola Nova. III. A Educação perspectivada por diferentes Teorias da Educação. – A Educação perspectivada a partir da Teoria Comportamentalista. – Cognitivismo e Construtivismo como bases de uma Teoria da Educação. – A Teoria Personalista. – A Pedagogia Crítica. IV. Tendências actuais da Educação. – Comunidades de aprendizagem na Sociedade da Informação.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - trabalho 2 - 33.33%
  • - trabalho 1 - 33.34%
  • - trabalho 3 - 33.33%

BIDARRA, M. & FESTAS, M. I. (2005). Construtivismo(s): Implicações e interpretações educativas. Revista
Portuguesa de Educação, 39(2), 177-195.

CABANAS, J. (2002). Teoria da Educação: uma concepção antinómica. Porto: Edições Asa.

CRISTO, A. (2013). Escolas para o Século XXI. Liberdade e Autonomia. Lx: Fundação Francisco Manuel dos
Santos.

EUROPEAN UNION. (2019). Key competences for lifelong learning. Education and Training. Luxembourg:
Publications Office of the European Union.

DELORS, J. (2003). Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional
sobre educação para o século XXI. Porto : ASA.

PARREIRAL, S. (2013). Childrens voice and participation in all school contexts, Identities and citizenship
education: Controversy, crisis, and challenges. (315-326), London: CiCe.

PETERSON, T. (2014) The Personalistic Pedagogy of Giorgio Agamben, Educational Philosophy and Theory:
Incorporating ACCESS, 46(4), 364-379, DOI:10.1080/00131857.2013.781494.

PIAGET, J. (1978). Para onde vai a educação? Lisboa: Livros Horizonte.

SAVATER, F. (1997). O valor de educar. Lisboa: Editorial Presença.