Fundamentos do Pensamento Educativo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular tem como pressuposto o envolvimento e participação ativa dos alunos, individual e colaborativamente. Assim, para além de aulas expositivas, será contemplada a leitura e análise de textos de referência, selecionados pelo docente. Os alunos, sob tutoria do docente, deverão pesquisar, selecionar e analisar informação, tendo em vista o conhecimento, o debate e a reflexão sobre temáticas relacionadas com o Pensamento Educacional.
Os estudantes podem optar por avaliação periódica ou por exame final.
A avaliação periódica é constituída por 3 elementos de avaliação (individuais e/ou de grupo), indicados aos estudantes na primeira aula. Cada elemento apresenta um peso na nota final de 33,34%.
A avaliação por exame é realizada através de prova individual de conhecimentos (teste escrito) (100%).

Resultados de Aprendizagem

Ao longo do semestre espera-se que os alunos: desenvolvam competências instrumentais sendo capazes de analisar, selecionar, avaliar e sintetizar, de forma criteriosa, informação a partir de diferentes fontes; que consigam produzir discursos orais e escritos de forma clara e fundamentada; que mostrem competências interpessoais; que revelem capacidade de crítica fundamentada e de auto e heteroavaliação; que desenvolvam a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, adquirindo competências sistémicas e de trabalho autónomo e que sejam capazes de gerar ideias novas.

Programa

I. Questões básicas sobre a Educação.
– Polissemia e definições do conceito de educação.
– Fundamentos e dimensões da educação.
– A educação como realidade antinómica: as sínteses superadoras.
II. Movimentos contemporâneos do Pensamento Educativo.
– Da Pedagogia Tradicional ao Movimento da Escola Nova.
III. A Educação perspetivada por diferentes Teorias da Educação.
– Teoria Comportamentalista.
– Cognitivismo e Construtivismo como bases de uma Teoria da Educação.
– A Teoria Personalista.
– A Pedagogia Crítica.
IV. Tendências actuais da Educação: novos desafios educativos.
– Comunidades de aprendizagem na Sociedade da Informação e do conhecimento.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - trabalho 3 - 33.33%
  • - trabalho 2 - 33.33%
  • - trabalho 1 - 33.34%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BRUNER, J. (2001). El proceso mental en la aprendizage. (2.ª edição) Madrid: Narcea, S.A. Ediciones.
CABANAS, J. (2002) Teoria da Educação: uma concepção antinómica. Porto: Ed. Asa.
COUTINHO; C e SANTANA, E.(2011). Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Rev. Educação. IE: UL
CRISTO, A. (2013). Escolas para o Século XXI. Liberdade e Autonomia. Lx: FFMS
DELORS, J. (2003). Educação: um tesouro a descobrir. Porto : ASA.
FAURE, E. (1972). Aprender a ser. Lx: Bertrand.
FERMOSO, P. (1985). Teoría de la educación. Una interpretación antropológica. BCN: CEAC.
FULLAT, O. (1983). Filosofías de la educación. BCN: CEAC.
PIAGET, J. (1978). Para onde vai a educação? Lx.: Livros Horizonte.
SARRAMONA, J. (1989). Fundamentos de la educación. BCN: CEAC
SAVATER, F. (1997). O valor de educar. Lx: Ed. Presença.
UNESCO(2021) Reimagining our futures together. A new social contract for education. Paris:UNESCO