Fundamentos Teóricos das Relações Públicas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

i) sessões teóricas expositivas,

ii) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos;

Ao longo das aulas será facultada bibliografia específica, bem como textos originais de apoio ao estudo dos diversos pontos do programa.

Avaliação Contínua:

1. dois testes escritos em datas a fixar na primeira aula, a meio e no final do semestre (40% + 40%).  (NB: caso a avaliação tenha de ser realizada a distância, este elemento de avaliação contemplará ainda uma prova individual oral);

2. Trabalhos individuais ou de grupo realizados exclusivamente em sala (20%)

Por Exame:

Exame escrito (100%)

Resultados de Aprendizagem

Conhecer e compreender as principais teorias das Relações Públicas e a sua evolução.

Conhecer e compreender conceitos, funções, técnicas e principais instrumentos da atividade de Relações Públicas.

Identificar e compreender as componentes estruturais de cada setor implicado na estratégia de comunicação de uma organização.

No final do semestre, pretende-se que os estudantes estejam em condições de:

compreender o campo de intervenção das Relações Públicas e a sua articulação com as demais profissões da Comunicação organizacional, compreender a essência das Relações Públicas enquanto instrumento para obter a aceitação social e a legitimação da empresa, perceber as situações de comunicação que são trabalhadas pelas Relações Públicas, a sua especificidade, a sua responsabilidade, bem com a sua abrangência,

assimilar a vocação das Relações Públicas no trabalho com os públicos.

Programa

1.a. Perspetiva histórica das Relações Públicas

1.b. As Relações Públicas na atualidade: conceitos-chave e principais desafios

2. Principais Modelos de Comunicação das Relações Públicas

2.a. Os modelos sistémicos: a comunicação integrada de Kunsch e a comunicação excelente de Grunig

2.b. Abordagem retórica das Relações Públicas

2.c. Teorias Críticas das Relações Públicas

3. Mapeamento de Stakeholders e Teoria Situacional dos Públicos

(Grunig)

4. Os diferentes tipos de comunicação no âmbito das Relações

Públicas (assessoria de imprensa, comunicação interna,

comunicação de crise) e os impactos do digital na estratégia e

práticas de Relações Públicas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Frequência - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Belasen, A. (2008), Corporate communication. SAGE. pp. 217-233

Gonçalves,G. (2010). Introdução à Teoria das Relações Públicas. Porto Ed

Henriet, B. & Boneu, F. (1990). Audit de la communication interne. Les Editions d’Organization

Kunsch M. (2017). Comunicação organizacional: aportes teóricos e metodológicos. III SICO – vertentes conceituais e metodológicas, Belo Horizonte: UFMG, pp. 41-53

Kunsch, M. (2018). “A comunicação estratégica nas organizações contemporâneas”. In Media e Jornalismo nº 33, vol 18, nº2. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 13 a 24

Grunig, J. et al., (1995). Models of Public Relations in an International Setting. Journal of Public Relations Research 7(3), pp. 163-186.

Rawlins, B. (2006). Prioriting Stakeholders for Public Relations. Institute for Public Relations.

Xifra,J. (2014). Manual de RRPP e institucionales.Ed. Tecnos