Futebol II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos TP serão apresentados em sessões expositivas e as sessões PL serão focadas essencialmente no desempenho dos estudantes, enquanto os principais intervenientes, passando por situações de prática pedagógica.
Esta UC, eminentemente prática, tem a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:
1. Provas teóricas (40%).
2. Provas práticas (65%).
3. Participação presencial (5%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% no item 1 e 50% no item 2.
Ao abrigo do ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o aluno deve cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso/melhoria/especial:
1. Ter frequentado pelo menos 50% das aulas.
O exame consta de uma prova teórica (40%) e de uma prática (60%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% em ambas as provas, na teórica e na prática.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os princípios específicos subjacentes à Metodologia do Treino em Futebol.
2. Organizar situações de aprendizagem seguindo a Metodologia do Treino em Futebol, utilizando diferentes formas e contextos.
3. Conhecer os aspetos associados à componente Técnico-Tática em Futebol.
4. Planear e organizar situações de aprendizagem, considerando os princípios específicos do jogo, utilizando diferentes formas e contextos.
5. Conhecer a especificidade da modalidade, no domínio psicológico, em concreto o desenvolvimento e a aprendizagem em crianças e jovens.
6. Planear e organizar atividades, atendendo aos procedimentos administrativos necessários, no quadro da Associação de Futebol.

Programa

1. Metodologia do Treino de Futebol.
1.1. Situações de ensino-aprendizagem organizadas em circuito.
1.2. Formas reduzidas de jogo.
1.3. Construção e elaboração da sessão de treino.
2. Técnico-Tática.
2.1. Fatores do jogo.
2.2. Treinador de Futebol.
2.3. Introdução a ações coletivas complexas.
2.4. Habilidades e técnicas de guarda-redes.
2.5. Caderno do treinador.
2.6. Avaliação formativa do jogador.
3. Psicologia aplicada ao Futebol.
3.1. Treinador como formador de pessoas.
3.2. Aprender a ser treinador: missão e projeto.
3.3. Treino de competências comunicacionais do treinador.
3.4. Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens.
3.5. Motivação do treinador e do futebolista.
3.6. Ética no Desporto.
4. Gestão e organização do Futebol.
4.1. Função social do clube.
4.2. Raízes do Futebol.
4.3. Organização de atividades e procedimentos administrativos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carrasco, D. (2016). Del futbol de la calle a los entrenamientos. Omniserviços.
Castelo, J. (2003). Guia prático de exercícios de treino. Visão e Contextos.
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Edições Universitárias Lusófonas.
Castelo, J. (2019). Futebol: periodização, planeamento e programação de métodos de treino (Volume 1). Visão e Contextos.
Castelo, J. (2019). Futebol: periodização, planeamento e programação de métodos de treino (Volume 2). Visão e Contextos.
Clemente, F., Silva, R., & Oliveira, R. (2022). Pequenos jogos para treinar em grande: jogos reduzidos para o treino da AC. Prime Books.
Fonseca, H., & Garganta, J. (2008). Futebol de rua um beco com saída. Omniserviços.
Porcel, D., Silva, R., & Sanchez, M. (2013). Entrenamiento integrado del futbol en edades tempranas. Omniserviços.
Sarmento, H., Anguera, M., Campaniço, J., Pereira, A., & Leitão, J. (2013). Metodologia observacional como método de análise do jogo. UTAD.
Soares, J. (2007). O treino do futebolista (Volume 2). Porto Editora.
Soares, J. (2008). O treino do futebolista (Volume 1). Porto Editora.
Ucles, R. (2020). Mi entrenamiento en futbol base. Omniserviços.

1. Alves, J., & Paula Brito, A. (2013). Manual de psicologia do desporto para treinadores. Visão e Contextos.
2. Cachulo, E., & Mendes, R. (2019). Guarda-redes de futebol: treino e jogo. Prime Books.
3. Clemente, F., & Mendes, R. (2015). Treinar jogando: jogos reduzidos e condicionados no futebol. Prime Books.
4. Clemente, F., & Silva, R. (2021). Avaliar para treinar: guia prático de avaliação e controlo do treino para o treinador. Prime Books.
5. Federação Portuguesa de Futebol (2020). Referenciais de formação. Componente específica: Futebol. IPDJ.
6. Gama, J., Couceiro, M., Vaz, V., & Dias, G. (2017). Novos métodos para observar e analisar o jogo de futebol. Prime Books.
7. Pinheiro, W., & Santos, F. (2021). ABC do futebol de formação. Omniserviços.
8. Teixeira, E. (2021). Coordenação técnica no futebol de formação. Omniserviços.