Geografia do Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão concretizadas com recurso a aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas de âmbito geográfico.
Sempre que possível serão analisados estudos de caso, relacionados com os conteúdos programáticos, bem como o visionamento de filmes/ documentários/ slides e outros sobre aspectos da geografia mundial e da atividade turística em geral.
No que concerne à avaliação, os alunos podem optar por dois modelos distintos: avaliação de frequência e avaliação final. A primeira contemplará a realização de duas provas escritas (teste (10%) e frequência (40%)) e a realização de um trabalho de grupo (40%). Serão ainda contemplados 10% para as competências genéricas (participação, realização de trabalhos em aula, assiduidade). A avaliação final consiste na realização do exame final (100%) ou, caso preferiam, os alunos poderão optar por realizar um trabalho de grupo (50%) e exame (50%) nesta modalidade.

Resultados de Aprendizagem

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS – no âmbito do SABER:
– Compreender a Geografia como uma Ciência cada vez mais importante, num mundo global, onde a comunicação inter-regional e inter-continental assume lugar preponderante;
– Sensibilizar para a necessidade de desenvolver capacidades que permitam aos alunos serem capazes de indicar e contrastar os elementos diferenciadores dos diferentes lugares à escala planetária;
– Levar o aluno a pensar com mentalidade geográfica, motivado pela localização dos diferentes lugares, cidades e países;
– Sensibilizar para a reflexão sobre o sistema geral dos Recursos Turísticos locais/regionais/nacionais;
– Desenhar e reconhecer o sistema de inter-relações entre Geografia e Turismo, uma vez que o espaço geográfico determina o espaço turístico e suas componentes;
– Dar a conhecer as diferentes características do fenómeno turístico a diversas escalas — regional, nacional e continental;

Programa

1. Conceitos Básicos sobre a geografia do turismo
1.1. Geografia e Turismo;
1.2. Lazer, Recreação e Turismo;
1.3. Os fluxos turísticos como forma de interação espacial;
2. O Turismo em Portugal
2.1. Elementos de avaliação do turismo;
2.2. Distribuição espacial do turismo em Portugal;
2.3. Evolução da distribuição da oferta e da procura;
3. A Importância dos Fatores Naturais na Localização Turística
3.1. Classificação das zonas climáticas mundiais;
3.2. Elementos climáticos e sua influência na atividade turística;
3.3. O impacto das alterações climáticas na geografia mundial do turismo;
4. Distribuição Espacial da Atividade Turística a nível mundial
4.1. Caracterização geral do mundo atual;
4.2. Fluxos turísticos domésticos/internacionais;
4.3. Evolução dos fluxos turísticos mundiais;
4.4. Principais países destinos turísticos mundiais e principais mercados emissores de turismo;
4.5. Caracterização da atividade turística mundial por regiões.

Docente(s) responsável(eis)

Mariana Sousa e Silva Cabral de Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Competências genéricas - 10.0%
  • - Teste + Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Prático - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

COSTA, C., BRANDÃO, F., COSTA, R., & BREDA, Z. (Eds.) (2014). Produtos e Competitividade do Turismo na Lusofonia. Escolar Editora, Lisboa.

HALL, C. M. & PAGE, S. J. (2002). The geography of tourism and recreation: environment, place and space. 2nd ed. London: Routledge.

NELSON, V. (2017). An Introduction to the Geography of Tourism. Uk: Rowman & Littlefield Publishers, Inc.

BONIFACE, C. & COOPER, C. (2009). World Wide Destinations – The Geography of Travel and Tourism. 5ª ed. Oxford: Butterworth-Heinemann.

BUHALIS, D., & COSTA, C.. (Eds.) (2006). Tourism Management Dynamics: trends, management and tools. London: Elsevier Ltd.

BUHALIS, D.,& COSTA, C..(Eds.)(2006).Tourism Business Frontiers: Consumers, Products and Industry. London: Elsevier Ltd.

INE – Instituto Nacional de Estatística (2017). Estatísticas do Turismo 2016. Instituto Nacional de Estatística, I.P Lisboa.

SCOTT, D., & LEMIEUX, C. (2009). Weather and Climate Information for Tourism. Madrid: UNWTO&WMO.

UNWTO (2018). UNWTO Tourism Highlights. Madrid: UNWTO.