Geografia do Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão concretizadas com recurso a aulas teóricas e teórico-práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas de âmbito geográfico. Sempre que possível serão analisados estudos de caso relacionados com os conteúdos programáticos, bem como o visionamento de vídeos temáticos/ documentários sobre aspetos da geografia mundial e da atividade turística em geral.
No que concerne à avaliação, os alunos podem optar por dois modelos distintos: avaliação contínua/ periódica e exame. A primeira contemplará a realização de um teste escrito individual (45%) e o desenvolvimento de um trabalho de grupo (40%). Serão ainda contemplados 15% da nota para a realização de trabalhos em aula. A modalidade de avaliação Exame pressupõe a realização de uma prova escrita individual (100%). Como alternativa, os alunos poderão optar por realizar um trabalho de grupo (50%) e uma prova escrita individual (50%) nesta modalidade.

Resultados de Aprendizagem

– Compreender a Geografia como uma ciência cada vez mais importante, num mundo global, onde a comunicação inter-regional e inter-continental assume lugar preponderante;
– Sensibilizar para a necessidade de desenvolver capacidades que permitam aos alunos serem capazes de indicar e contrastar os elementos diferenciadores dos diferentes lugares à escala planetária;
– Levar o aluno a pensar com mentalidade geográfica, motivado pela localização dos diferentes lugares, cidades e países;
– Sensibilizar para a reflexão sobre o sistema geral dos Recursos Turísticos locais/regionais/nacionais;
– Desenhar e reconhecer o sistema de inter-relações entre Geografia e Turismo, uma vez que o espaço geográfico determina o espaço turístico e suas componentes;
– Dar a conhecer as diferentes características do fenómeno turístico a diversas escalas (regional, nacional e continental).

Programa

1. Conceitos Básicos sobre a geografia do turismo
1.1 Geografia e Turismo
1.2 As futuras geografias de viagens e turismo
1.3 Os fluxos turísticos como forma de interação espacial
2. O Turismo em Portugal
2.1 Distribuição espacial do turismo em Portugal
2.2 Evolução da distribuição da oferta e da procura
3. A Importância dos Fatores Naturais na Localização Turística
3.1 Classificação das zonas climáticas mundiais
3.2 Elementos climáticos e sua influência na atividade turística
3.3 O impacto das alterações climáticas na geografia mundial do turismo
4. Distribuição Espacial da Atividade Turística a nível mundial
4.1 Caracterização geral do mundo atual
4.2 Fluxos turísticos domésticos/internacionais
4.3 Evolução dos fluxos turísticos mundiais
4.4 Principais países destinos turísticos mundiais e principais mercados emissores de turismo
4.5 Caracterização da atividade turística mundial por regiões

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame (Opção 1)
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 45.0%
Exame (Opção 2)
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BONIFACE, C., & COOPER, C. (2009). World Wide Destinations – The Geography of Travel and Tourism (5th ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.
INE – Instituto Nacional de Estatística (2020). Estatísticas do Turismo 2019. Instituto Nacional de Estatística, I.P Lisboa.
HALL, C. M., & PAGE, S. J. (2002). The geography of tourism and recreation: environment, place and space (2nd ed.). London: Routledge.
NELSON, V. (2017). An Introduction to the Geography of Tourism. Uk: Rowman & Littlefield Publishers, Inc.
PAGE, S. (2015). Tourism management (5th ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.
SCOTT, D., & LEMIEUX, C. (2009). Weather and Climate Information for Tourism. UNWTO&WMO.
UNWTO (2020). UNWTO Tourism Highlights. 2021 Edition.
WILLIAMS, S. (2009). Tourism Geography. A new synthesis (2nd ed.). London: Routledge.
WILLIAMS, S., & LEW, A. (2015). Tourism Geography – Critical understandings of place, space and experience. Routledge.